skip to Main Content
Menu

Dias 18 e 19 tem BrooklinFest com muitas delícias no roteiro gastronômico

Para quem aprecia boa gastronomia e quer experimentar pratos típicos da Alemanha e de outros países, há opções para todos os gostos: de joelho de porco a acarajé

O BrooklinFest chegará em sua vigésima edição nos dias 18 e 19 de outubro e mais uma vez apresentará aos visitantes diversas comidas típicas da Alemanha e de outros países, além de promover um clima descontraído com muitas atrações, shows musicais e danças típicas. A novidade desta edição está no tema do evento que fará referência aos festivais de rua da Alemanha como Oktoberfest, kirmes, Jahrmärckte (quermesses), carnaval, Natal, entre outros, por isso o nome BrooklinFest Straβenfest.

Para quem aprecia a culinária alemã ou quer conhecer as suas iguarias terá diversas opções e poderá escolher onde comer confortavelmente em um dos cinco restaurantes que estarão prontos para atender o público, sendo que os dois restaurantes da SOBEI – Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, já tradicional no evento, com participação desde a primeira edição, cumpre ainda uma função social, pois toda a verba arrecadada será revertida para a própria entidade, que atende crianças, idosos e adolescentes do extremo sul.

Todos os restaurantes estão localizados no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, sendo que na Rua Princesa Isabel, 102, está o premiado e autêntico restaurante alemão Zur Alten Mühle que apresenta um cardápio recheado de especialidades alemãs entre pratos principais e petiscos.

Mas, para quem prefere uma refeição mais rápida, pode optar pelo espaço Food Truck na Rua Joaquim Nabuco, ou ainda pelas inúmeras barracas de comidas onde serão servidos, além das delícias germânicas, pratos brasileiros muito apreciados como o acarajé e também opções de diversos países. Têm quitutes tipicamente espanhóis, como a paella, portugueses, armênios, japoneses, entre outros.  E, para quem gosta de doces, não pode deixar de experimentar as saborosas cocadas, frutas cristalizadas, churros, espetinhos de chocolate e, é claro, que não faltará também a deliciosa torta de maça alemã (apfelstrudel) feita com massa folhada, passas e canela.

A culinária da Alemanha tem uma extensa variedade de pratos, cada região possui suas próprias receitas e tradições, sendo muito utilizada a carne suína. Uma das comidas mais populares entre os alemães é o Einsbein, famoso joelho de porco, que no BrooklinFest é servido junto com o chucrute (repolho cozido) e batata. Em cada edição da festa são consumidas diversas toneladas desse prato que é um dos mais procurados.

Há ainda outras opções como o kassler (bisteca do porco defumada), páprika schnitzel (carne de porco com molho de páprika), kartoffelpuffer (panqueca de batata frita com vários recheios doces e salgados), salsichões alemão: weisswurst (salsicha branca), bratwurust (salsicha de carne de porco e vitela) e salsicha cervela, todos servidos com dois tipos de mostarda, entre outros. Para acompanhar todas as delícias gastronômicas, é claro que não faltará o chope, a bebida tão apreciada por alemães e brasileiros.

O BrooklinFest tem organização da AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, e acontece todos os anos no mês de outubro. São mais de 200 atrações entre apresentações musicais, danças, teatro, circo, artesanato, exposições e exibição de filmes ao ar livre. Haverá apresentações itinerantes nas ruas, receptivo do público com a ONG Esparatrapo e Caminhada da Família. Já nos palcos acontecem as mais belas apresentações de corais e encantadoras performances de danças folclóricas alemãs e de outros países. As apresentações musicais passarão por diversos gêneros, desde o clássico ao soul, MPB, rock e pop. As exibições de cinema ao ar livre trarão filmes com histórias tradicionalmente alemãs. Além de tudo isso, diversas atividades estarão sendo desenvolvidas especialmente para o público infantil, com oficinas de esportes, contação de histórias e diversas outras atividades para divertir a garotada.

Serviço:

XX BrooklinFest 
Dias: 18 e 19 de outubro
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h

Entrada gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br.

Deixe uma resposta

Ir para cima