Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Empresários compartilharam suas histórias durante palestra gratuita na AESUL
24  SETEMBRO  2018 

Empresários compartilharam suas histórias durante palestra gratuita na AESUL

Empresários de segmentos variados lotaram o auditório da AESUL - Associação Empresarial da Região Sul no dia 13 de setembro para prestigiar a palestra “O segredo dos empreendedores de sucesso” ministrada pela coach empresarial Patrícia Atui. Os participantes foram recepcionados com um coffee break e puderam conversar entre si e aproveitar o tempo para fazer networking, antes de ouvir experiências reais de outros empresários.

Patrícia elaborou o conteúdo inspirada em seu livro “Empreendedores de sucesso: vencendo desafios através do business coaching” que traz aprendizados dos grupos do processo de transformação empresarial, os quais receberam o programa de gestão para aprimoramento e desenvolvimento deles e das empresas. Ela trouxe cases contidos na obra, com intuito de mostrar que os empresários bem orientados e dispostos a fazer as sugestões propostas conseguem entender os perfis dos funcionários para colocá-los no lugar certo, gerar aumento de vendas, ter equipes motivadas, evitar conflito de gerações e o autoritarismo, como fazer feedback, etc.

A coach empresarial fez questão de chamar ao palco dois coautores que relataram no livro suas vivências de como as empresas foram beneficiadas por mudanças de atitude e ações práticas. Valdir Pacífico do Centro Automotivo Velles seguiu as indicações de Patrícia. “Fiz mudanças significativas relacionadas ao meio ambiente, por exemplo, substituímos os copos plásticos por um único copo reutilizável para cada funcionário. Substituí todas as lâmpadas pelas de LED e comecei a reter a água da chuva para lavar os carros. Até a SABESP e a Eletropaulo foram verificar se tinha algo errado, pois reduzimos em 40% a conta de luz e 50% a fatura da água. Fizemos economia e ainda nos tornamos mais sustentáveis”. Valdir também destaca que apreendeu como e de que forma chamar a atenção dos empregados. 

Outra pessoa que mencionou seu aprendizado foi Beth Gomes do Buffet O Francês. “Quanto mais falência nós temos, mais certeza temos de que somos empreendedores. Percebi que o primeiro passo para acabar com uma empresa familiar é não especificar cargos e funções. Assim, corremos o risco de perder nosso bem mais valioso que é a família. Vivenciei o fim do meu casamento, conflito de geração e crise econômica do Brasil. O treinamento da Patrícia me ajudou a mudar e a entender cada contexto”.

Os participantes foram surpreendidos durante a palestra por doces e coquetel servidos pelo Buffet O Francês. Dentre os visitantes, estava Carlos Garcia Rios da Globaltec Soluções Integradas. “Sempre é muito relevante aprender com a experiência daqueles que trilham pelo caminho do empreendedorismo e com sabedoria o fazem de forma constante em suas vidas. Empreender é muito mais que um sonho, é torná-lo realidade. Parabéns a Patrícia por ser uma pessoa catalisadora desses sonhos”, falou Carlos. Outro visitante foi Paulo Rubens Oreggia da Ponto Marca, o qual destacou que levou para si as palavras-chave: determinação, empenho e inovação.

Patrícia também sugeriu aos presentes fazer algo que ainda não tenha feito para desenvolver novas habilidades, desta forma, se cria um mecanismo para desprender a pessoa de fazer sempre as mesmas atividades. “Façam perguntas para vocês mesmos que estimulem a sair da zona de conforto. Quão longe seu negócio pode chegar? O que está impedindo? Nossas crenças podem nos limitar ou nos impulsionar? Faça um autocoaching. É o nosso comportamento que nos impede de conseguir o que queremos. Devemos transformar nossos conhecimentos em ações”, ressaltou Patrícia.

Ao fim, teve sorteios e Patrícia atendeu a todos os interessados em tirar dúvidas ou comprar seu livro.

 

Eventos

Circuito de Negócios AESUL - 30/05/19

30/05/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria