Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

AESUL faz palestra gratuita sobre “como dar a arrancada no seu negócio”
21  NOVEMBRO  2018 

AESUL faz palestra gratuita sobre “como dar a arrancada no seu negócio”

No dia 07 de novembro, mais uma vez o auditório da AESUL foi palco de uma palestra gratuita com o tema “Como dar a arrancada no seu negócio” ministrada pela coach Rosana H. Fernandes. A palestrante passou perguntas aos empresários, empreendedores e todos os interessados no assunto, os quais querem crescer na carreira ou evoluir a empresa. Explicou o que é planejamento estratégico, análise SWOT e citou ser necessário planejar, preparar e executar, de modo a obter os resultados com os quais se comprometeu. Segundo ela, um negócio de sucesso baseia-se numa série de decisões sólidas, fazendo análises das situações e tendo ações.

Inicialmente, Rosana colocou a música Für Elise de Beethoven, conhecida popularmente como “a musiquinha do gás”. Ela tocou e pediu ao público que falasse o que lembrava. Com isso, a palestrante disse que todos os dias as pessoas fazem tudo igual, entram no “piloto automático” e querem resultados diferentes. Rosana passou alguns exercícios para estimular a pensar onde se está, onde se quer chegar e compreender o estado atual. Dentre os questionamentos, ela perguntou: quem você é hoje? O que você valoriza hoje? O que você tem feito hoje que te apoia? Em que o seu ambiente te favorece? O que você quer com o seu negócio ou carreira? O que você quer tendo alcançado isso? O que te motiva a alcançar isso? Qual indicador você usará para constar que você alcançou seu objetivo? O que tem no seu objetivo que faz você entender que é alcançável? Qual a data limite para objetivo começar? Etc.

O exercício foi para observar a distância de onde a pessoa está até o seu desejo. “Precisamos definir a identidade, visão, missão e valores. A visão onde quero chegar, é o que vejo lá na frente. Fazendo uma comparação, é a árvore quando floresceu. O tronco é a razão de ser, é a missão.  E somos baseados em valores, estes são as raízes”, falou a palestrante.

Rosana também ressaltou a importância do planejamento estratégico. “Não tenho tempo de planejar ou não tenho tempo por que não me planejo? Você tem que colocar no planejamento algumas maneiras de contornar os imprevistos. Planejamento é a capacidade de pensar antes de agir, antecipar as situações e se preparar para elas. Otimizar o alcance de um determinado objetivo. Isso é não é a verdade absoluta e quer dizer que sempre dará certo, mas se não fizer nada disso o risco de dar errado é maior. O índice de falência de um negócio em um ano é muito alto segundo o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas”, comentou Rosana.

A coah também abordou análise SWOT que representa pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.  É um processo de planejamento que permite que a empresa supere desafios e determine quais novos caminhos devem ser seguidos.

Dentre os presentes, estava Vinícius de Moraes Baron, da Madeisul -  Materiais para Construção. “O que me marcou foram as perguntas e os princípios de visão, missão e valores. Já fui em muitas palestras mais nenhuma deste nível, confesso que foi muito valioso. Fez-me refletir sobre quem sou eu hoje, o meu estado atual e o que quero para minha vida”, destacou Vinícius. Ao fim, Rosana sorteou dois exemplares do livro “Resultados através do coaching”, o qual ela também é coautora.

 

Eventos

Palestra "Posts que se destacam", 26/03/19

26/03/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria