Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Palestra - As perspectivas para 2019 sob a visão empreendedora
25  FEVEREIRO  2019 

Palestra - As perspectivas para 2019 sob a visão empreendedora

A AESUL - Associação Empresarial da Região Sul iniciou seu ciclo de palestras no dia 21 de fevereiro e a primeira delas foi “As perspectivas para 2019 sob a visão empreendedora” ministrada por Paulo Sérgio Brito Franzosi, Gerente do SEBRAE Capital Sul, com objetivo de mostrar o cenário atual do empreendedor e as maneiras que o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas pode ajudar o empresário a alavancar o negócio.

Segundo Paulo Sérgio, o dinamismo dos negócios cresceu e como exemplo citou que o Uber é uma grande empresa de locação de carros sem ter nenhum veículo, assim como o Airbnb é uma imensa empresa de quartos de hotel sem ter um imóvel. Falou ainda que o conhecimento, a tecnologia, a velocidade e as competências mudam muito e é complicado acompanhar. Contudo, mesmo com esta evolução ainda se faz várias coisas do mesmo jeito, então é preciso buscar inovação. “Inovar é importante, porém quando se fala em mudança, apenas 10% das pessoas aceitam a transformação de forma imediata. A reação de não querer mudar é maior, todavia deve-se persistir. Faça alguma coisa quando os outros dizem que é uma loucura, pois quando dizem que é algo bom, provavelmente tem muita gente fazendo. Portanto, se inovo e ouso, crio o monopólio da minha inovação”.

O palestrante reforça que não necessariamente inovar está associado ao bolso, pode-se mudar também agregando valor e alterando ideias. E que todos os dias, o empresário deve-se olhar na frente do espelho e falar: o que vou mudar hoje? Como ganharei mais dinheiro? E isso deve ser um mantra diário. Também citou que muitas pessoas montam o negócio e depois vão atrás dos clientes. O correto é entender o negócio e para quem se trabalhará, antes de pôr a mão na massa. Além disso, planejamento é essencial.

O gerente mostrou em números que a região sul de São Paulo tem quase 15 mil empresas, sendo 34% de comércio e 46% de serviços, com imensa participação das pequenas empresas. “A Cidade Dutra tem um comércio pujante, está concentrada acima da média da região. Devemos consumir em nosso bairro e em nossa cidade, assim estimulamos a economia local“.

Paulo Sérgio reforçou que o SEBRAE trabalha com o dono do negócio e para isso oferece vários cursos, consultorias e serviços, como orientação sobre MEI, Projeto Agente Local de Inovação, etc. Ele mostrou um case de uma empresa que participou do Programa Solução Setorial em Alimentação Fora do Lar, chamada Barriga Cheia Hamburgueria, localizada no bairro de Pedreira, Zona Sul de São Paulo. O comércio tinha dificuldades nos demonstrativos de resultados, preços, processos internos e um portfólio de produtos muito reduzido. O SEBRAE atuou junto com a empresa adaptando novos produtos e mostrou que aumentar o faturamento não quer dizer que terá lucro. “Reduzimos o faturamento e aumentamos o lucro. Mudamos as montagens dos hambúrgueres e dos milk-shakes. Agregamos valor e hoje é um lugar visitado por várias famílias”.

Diversos empreendedores, inclusive novos associados da AESUL, foram até a entidade para buscar conhecimento. “A palestra veio de encontro aos ideais que norteiam o nosso negócio. Foi muito esclarecedora do ponto de vista de ações planejadas e apresentou experiências e soluções que agregarão valores a muitos empreendimentos, quer sejam consolidados ou em fase de implantação. O palestrante trouxe um raio-x significativo da nossa região, o que nos faz entender os diversos segmentos que compõem as mais variadas atividades de comércio, indústria e serviços”, comentou Diego Ortega, um dos sócios da Ortegashow, cuja atuação é no ramo de brindes promocionais, artes gráficas, comunicação visual e mídias digitais.

 

Eventos

Palestra "Posts que se destacam", 26/03/19

26/03/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria