Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Balanço da atuação da Supervisão de Cultura local em 2013
12  FEVEREIRO  2014 

Balanço da atuação da Supervisão de Cultura local em 2013

A Casa de Cultura Palhaço Carequinha (CCPC), situada no distrito de Grajaú, passou por reestruturação no primeiro semestre de 2013. Ao assumir o cargo, em fevereiro daquele ano, o novo supervisor de Cultura da Capela do Socorro, Cláudio Mingarelli, iniciou uma administração que buscou mudanças na estrutura e funcionamento do equipamento.

“Conseguimos, neste período, mudar a visão que os moradores e frequentadores tinham em relação à Casa, conduzindo ações culturais dentro e fora do equipamento”, conta Cláudio.

Com a anuência do prefeito Fernando Haddad, o supervisor de Cultura trouxe à Capela do Socorro eventos nunca cogitados para acontecerem na região e que transformaram o Calçadão Cultural do Grajaú, ao redor da CCPC, numa extensão da edição 2013 do evento musical Lolapalooza, por exemplo.

Batizado de “Lolapalooza Grajaú”, o show contou com mais de dez bandas de rock da região. O evento original, realizado no Jóquei Club de São Paulo, recebeu o músico Criolo, cuja apresentação foi transmitida por um telão instalado no palco do “Lolapalooza Grajaú” a fim de que o público local, em torno de mil pessoas, pudesse ver o espetáculo.

Sempre com apoio da Subprefeitura Capela do Socorro (SPCS) e Secretaria Municipal de Cultura, em maio de 2013 a nova gestão consegue promover com sucesso de público, a 1ª Virada Cultural da Casa de Cultura Palhaço Carequinha e Calçadão Cultural, proporcionando à população música, entretenimento e intervenções artísticas.

Os eventos do primeiro semestre do ano passado terminaram com a tradicional Festa Julina, realizada durante todo o mês de julho,e que recebeu mais de três mil pessoas, segundo Cláudio.

As ações do segundo semestre

No segundo semestre de 2013, os eventos públicos promovidos pela nova gestão da CCPC tiveram um aumento no número de visitantes e parceiros. A abertura do semestre se deu com as festividades dos 75 anos da Capela do Socorro, que começaram com atividades culturais na sede da SPCS e culminaram com o “Sabor de Infância”, ação realizada no Parque Praia do Sol, na região de Interlagos, em parceria com o Instituto de Promoção de Cultura e Prática de Desporto e Lazer (IPCDL). Paralelamente, a data também foi comemorada na CCPC, com atividades e doações de presentes à cerca de 500 crianças.

A parceria da Casa de Cultura com os Centros Educacionais Unificados (CEU’s) da região resultou no primeiro “Cultura, Arte, Educação e Cidadania pra você”, evento que uniu as modalidades culturais, educacionais e sociais dos equipamentos em um só palco.

O encerramento de 2013 para a CCPC, aconteceu em 22 de dezembro, com a comemoração pelo terceiro ano da Rádio Onda FM (87.5 FM), com um público aproximado de três mil pessoas.

Cláudio lembra outra conquista em 2013 da Supervisão de Cultura, juntamente com a comunidade, Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Grajaú, que foi a implantação de uma base móvel policial aos finais de semana, defronte à CCPC e ao Calçadão Cultural, o que fez com que diminuíssem as denúncias de ocorrências feitas por moradores locais à Subprefeitura.

“A nossa gestão não se resumiu só a eventos. A Casa de Cultura conta hoje com mais de 32 oficinas em funcionamento, quando antes haviam apenas nove. Nossa expectativa agora, em 2014, é aumentar para 50 oficinas e que o Complexo Cultural possa ter atividades aos domingos e feriados”, explica Cláudio.

Por fim, o supervisor cita que, ainda no ano passado, foi implantado um regulamento para o uso dos espaços e equipamentos da Casa de Cultura, dando assim suporte para que os artistas, oficineiros e comunidade pudessem utilizar o local com maior garantia e tranquilidade.

Fonte: Jornal Notícias da Região - Célio Silva

Eventos

Treinamento Mídias Sociais

01/08/2018

Workshop "O Líder na nova Economia"

24/07/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria