Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

CAPS de Capela do Socorro realiza atividade para prevenir o uso abusivo de álcool e drogas
18  MARÇO  2014 

CAPS de Capela do Socorro realiza atividade para prevenir o uso abusivo de álcool e drogas

Oficina tinha por objetivo orientar pacientes no intuito de evitar recaídas durante o Carnaval

Carnaval é época de alegria e diversão, mas muita gente acaba se esquecendo de tomar cuidados básicos com a saúde e também de se prevenir contra doenças como o alcoolismo e o consumo de drogas.

O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Álcool/Drogas (AD) de Capela do Socorro realizou, no dia 19 de março, uma oficina psicoeducativa para alertar seus pacientes e a comunidade sobre um tema importante para quem está em tratamento: a “Recaída e prevenção do alcoolismo e consumo de drogas durante a época de folia”.

Segundo Tereza Bezerra, assistente social da unidade e palestrante, alguns pacientes têm recaídas neste período e acabam abusando no consumo de substâncias como álcool e drogas. “Alguns acham que depois de um tempo de abstinência conseguem se controlar, mas acabam voltando aos velhos hábitos de uso abusivo do álcool e de drogas. A pessoa não consegue se controlar porque ela não tem controle”, explica.

Tereza adverte que o paciente deve evitar lugares e círculo de amizades onde haja consumo dessas substâncias e desenvolver habilidades que permitam reconhecer situações de risco, praticar o ato de antecipação e manter sempre a abstinência.

“Emoções fortes, hábitos de usar por diversão e prazer, problemas físicos e psicológicos, são fatores que acabam fazendo o usuário voltar a usar drogas e/ou consumir bebidas alcóolicas, procurando ajuda somente quando seu quadro físico for bem ruim”, explica. Ela enfatiza que, para evitar recaídas deste tipo, é preciso se lembrar da importância da abstinência e de realizar atividades que proporcionem prazer para o usuário.

O intuito das oficinas psicoeducativas do CAPS AD Capela do Socorro é apresentar temas e promover discussões de assuntos que tenham relação direta com o tratamento dos pacientes. No último dia 12 de março, por exemplo, a palestra foi sobre “Esquizofrenia e dependências químicas”, mostrando o que é a doença e o uso de substâncias químicas. A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica endógena, que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. A pessoa pode ficar fechada em si mesma, com o olhar perdido, indiferente a tudo o que se passa ao redor ou, os exemplos mais clássicos, ter alucinações e delírios.

CAPS AD Capela do Socorro é um serviço aberto, com acolhimento diário para a entrada e saída dos usuários que buscam o atendimento especializado. Tem como proposta ser um ambiente acolhedor e destina-se a pacientes com sofrimento psíquico e comportamental grave e persistente decorrentes do uso, abuso e dependência do álcool e outras drogas.

CAPS AD II (Álcool e Drogas) Capela do Socorro
Rua Luiz Rotta, 300 – Jardim Panorama

Eventos

Rodada de Negócios AESUL - 25/05/18

25/05/2018

Jogo "Inteligência da Comunicação"

22/05/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria