Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Carreta do programa Hora Certa Móvel chega à Capela do Socorro
28  OUTUBRO  2013 

Carreta do programa Hora Certa Móvel chega à Capela do Socorro

Desde o último dia 21, está em funcionamento na Coordenadoria de Obras da Subprefeitura de Capela do Socorro, localizada na Rua Cassiano dos Santos, 43, Jardim Clipper, a carreta do programa Hora Certa Móvel, da Secretaria Municipal de Saúde, que vai realizar consultas, exames e cirurgias não urgentes na unidade móvel.

A proposta é agilizar o atendimento médico especializado à população, desafogando a fila de espera da Rede Municipal de Saúde e reduzindo o tempo de espera para a realização de exames menos complexos, como ultrassonografias.

Com isso, os munícipes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam seus exames com maior rapidez e agilidade. São diversos procedimentos realizados de segunda à sexta-feira, no horário das 7h às 20h e aos sábados, das 8h às 18h.

Dentre os exames realizados estão Colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassom, nasofibroscopia e ecocardiograma

A enfermeira Raquel de Souza Cruz que está trabalhando no local deixa um alerta para a comunidade: “Aqui não é possível fazer o agendamento de forma direta. O paciente tem que ir até a UBS mais perto da sua casa e a unidade é que faz o agendamento do exame ou da consulta”.

Assim como nas outras regiões por onde já passou, a carreta do Hora Certa Móvel funcionará na região de Capela do Socorro por dois meses. A SMS determina que a cada dois meses toda estrutura do projeto seja deslocada para outras regiões da cidade de forma a facilitar o acesso dos munícipes ao serviço. A expectativa da SMS é que, em seis meses, o projeto seja responsável pela realização de 215 mil exames. Paralelamente ao serviço móvel, a meta da Prefeitura é entregar 32 unidades do Hora Certa até 2016.

Unidades móveis

A Carreta da Saúde mede 15 metros de comprimento, é dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais e perfaz uma área de aproximadamente 100 m². O centro médico móvel é autônomo e possui quatro salas de atendimento climatizadas com equipamentos de diagnóstico de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas áreas de espera, banheiros e elevador para pessoas com mobilidade reduzida.

Já os boxes da saúde são estruturas que chegam a ter 7,5m x 2,5m e consistem em sistemas de saúde móvel autônomos, com abertura lateral automatizada ou não, que permite alcançar uma área de 45 m² em que podem ser feitos atendimentos em até quatro especialidades. A unidade maior possui uma sala de raio-X ou mamografia digital, uma sala de ecocardiograma / ultrassonografia com banheiro e a recepção. Já o box menor possui duas salas reversíveis, cada uma com um banheiro independente, que pode ser facilmente acoplada à outras unidades a fim de criar até mesmo um centro médico. Há ainda uma tenda de 5m x 5m usada como sala de espera.

Serviço:
Hora Certa Móvel
Local:
Subprefeitura de Capela do Socorro
Endereço: Rua Cassiano dos Santos, 43 - Jd. Clipper. 

Eventos

Palestra "50 anos em 5: Multiplique seu patrimônio com ações" - 24/07/19

24/07/2019

Caldos & Negócios AESUL, 11/07/19

11/07/2019

Circuito de Negócios AESUL - 27/06/19

27/06/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria