Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

CONSEG Cidade Dutra realiza reunião na sede da SAI para discutir e solucionar problemas de segurança na região
31  DEZEMBRO  1969 

CONSEG Cidade Dutra realiza reunião na sede da SAI para discutir e solucionar problemas de segurança na região

Aconteceu no último dia 27 de outubro na sede da SAI – Sociedade Amigos de Interlagos, mais uma reunião do CONSEG Cidade Dutra – Conselho de Segurança Comunitária. Na ocasião, reuniram-se diversas autoridades locais, representantes da Polícia Civil e Militar, bem como moradores da comunidade local para discutir os problemas relacionados à segurança na região.

A reunião foi presidida pelo Presidente do CONSEG, Dr. Ricardo Casado, e apesar de ser uma reunião aberta e destinada à comunidade poucas moradores estiveram presentes, por isso o Dr. Ricardo faz um apelo: “Tanto a Polícia Civil quanto a Militar trabalham em cima de índices e estatísticas, se a população não apontar onde estão acontecendo as ocorrências é mais complicado realizar o trabalho preventivo, até mesmo porque muitas pessoas deixam de elaborar boletim de ocorrência. A participação da comunidade que vive no meio é muito mais frutífera e dá muito mais resultados, por isso a importância de comparecer nas reuniões do CONSEG”.

Entre os assuntos discutidos em mais de duas horas de reunião o Dr. Ricardo destacou a volta do patrulhamento da Rocam e da Força Tática à região.

O Presidente da AESUL – Associação Empresarial da Região Sul, Dr. Ronaldo do Prado Farias, participou da reunião, ele reiterou as palavras do Dr. Ricardo ao falar da importância da participação comunidade. “Este é um canal onde a população pode reivindicar diretamente com as autoridades competentes os problemas que estão afligindo não só a ela, mas comunidade como um todo”.

O Dr. Claudio Schefer, Presidente da OAB Santo Amaro, também participou da reunião. Para ele, num país democrático como o Brasil as discussões que acontecem nas reuniões do CONSEG sempre trazem ótimos resultados. “Na medida em que o cidadão tem certa dificuldade de acesso a um delegado titular em uma delegacia, ele pode encontrar esse mesmo delegado titular aqui nas reuniões do CONSEG. Na reunião desta noite o que mais me chamou atenção é que teve uma participação mútua, com uma discussão entre a comunidade e as autoridades. Num regime democrático isso é muito importante. Às vezes, a discussão é um pouco mais acirrada, mas essas discussões geralmente geram resultados positivos para a sociedade. Aquela discussão em que as pessoas só ouvem e nada falam é uma discussão apática que geralmente não leva a nada”.

Schefer completa: “Eu gostaria de participar de todas as reuniões de CONSEG porque na medida em que eu comecei a levantar dados da região que é de competência do Foro Regional de Santo Amaro eu fiquei chocado. São mais de 2 milhões de habitantes e muita dificuldade de acesso a justiça. Simultaneamente eu também verifiquei que esse não e o único problema. O poder público, seja a Polícia Civil, Militar e os CONSEGs não têm nenhum recurso advindo do Estado, ou não tem o recurso necessário para contemplar esse número de habitantes. Não se vê delegacias participativas aqui na região, por isso eu percebo um esforço muito grande por parte da Polícia Civil e Militar para dar conta desse contingente. Eu acho que está na hora do poder executivo olhar um pouquinho mais para esta região”, finaliza.

{{GaleriaFotos}}

Voltar

Eventos

Palestra "Estratégias e Soluções para a gestão das PMEs", 13/06/19

13/06/2019

Circuito de Negócios AESUL - 30/05/19

30/05/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria