Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Curso gratuito para educadores sobre a diversidade cultural brasileira
31  DEZEMBRO  1969 

Curso gratuito para educadores sobre a diversidade cultural brasileira

A temática será a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileira e indígena (lei 11645/08) na grade curricular das escolas

Entre 17 e 19 de março de 2010, a Caixa Cultural São Paulo sedia e patrocina uma série de três encontros cuja temática é: Negros, Índios e o Brasil – Diálogos na Cultura, que tem como curadores/mediadores os professores da USP Ana Mae Barbosa e Dennis de Oliveira.

As palestras são gratuitas e têm como público-alvo professores do ensino médio e fundamental de escolas (públicas e particulares) e educadores. A temática será a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileira e indígena (lei 11645/08) na grade curricular das escolas.

Acompanhando toda a evolução da aplicação da lei no âmbito escolar desde o início, conhecendo o material teórico encaminhado pelo MEC aos professores e identificando as causas do porquê de a lei ainda não ter a abrangência necessária, os curadores Dennis de Oliveira e Ana Mae Barbosa propõem uma ação prática: o que fazer e como abordar o assunto dentro da sala de aula para crianças e adolescentes, criando atmosferas em que reconheçam a influência destas culturas na vida diária?

Para isto os curadores propõem o desenvolvimento do trabalho tendo a cultura visual como foco, extrapolando a sala de aula e colaborando para um maior entendimento da diversidade, ganhando o cotidiano de professores/educadores e alunos, trabalhando a tolerância às diferenças e contribuindo para o conhecimento e o desenvolvimento de uma identidade brasileira.

Além da fala dos especialistas, o foco deste projeto é a aplicação de dinâmicas com atividades em que o professor estabeleça uma relação direta com os temas, com abordagens práticas para a aplicação em sala de aula. Para conduzir esta parte dos encontros, foram convidados profissionais atuantes nas áreas pedagógicas, com conhecimento profundo das questões implícitas nas temáticas e autores de cursos e oficinas de sucesso.  

Haverá conferências diárias com um especialista em cada um dos temas, seguidas de uma dinâmica de grupo em que os presentes elaborarão propostas de atuação em sala de aula com base na temática discutida e, finalmente, a apresentação destas propostas comentadas pelo especialista. O objetivo do ciclo não é apenas socializar informações a respeito destas temáticas, mas contribuir para a discussão de uma ação pedagógica que dê conta dos objetivos desta legislação.

Quem abre os encontros são: Ana Mae e a pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE/USP), Lisy Sallum, que juntas abordarão as questões sobre a cultura visual implícitas nas duas culturas. No segundo dia a temática afro-brasileira vem à tona com a participação de Dennis de Oliveira e Hélcio Barbosa – que é responsável pela coordenação de cursos de formação para professores sobre a Lei 11.645/08 para a Secretaria Municipal de Cotia.

E para encerrar, no terceiro dia, o artista plástico, escritor, pesquisador e idealizador do Museu do Indio em Embu das Artes, Valdemar de Andrade e Silva e o mediador Dennis de Oliveira, apresentam a cultura indígena e seus simbolismos.

O evento contará com o apoio institucional do Celacc – Centro de Estudos Latino Americano de Cultura e Comunicação da ECA/USP.

As inscrições são gratuitas e aceitas até o limite de 60 vagas para cada dia. Os interessados podem inscrever-se pelo e-mail inscrição.sp@uol.com.br

Programação do evento em São Paulo:

Dia 17/03 das 13h30 às 17h30 - Cultura Visual no Brasil influenciada pelas culturas indígena e afro-brasileira
Mediação: Ana Mae Barbosa
Especialista: Lisy Salum

Dia 18/03 das 13h30 às 17h30 - História e Cultura Afro-brasileira e suas influências na cultura do Brasil
Mediação: Dennis de Oliveira
Especialista: Hélcio Barbosa

Dia 19/03 das 13h30 às 17h30 - História e cultura indígena e suas influências na cultura do Brasil
Mediação: Dennis de Oliveira
Especialista: Valdemar de Andrade e Silva

Serviço:

Negros, Índios e o Brasil – Diálogos na Cultura
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111
Datas: de 17 a 19 de março de 2010
Horário: quarta e sexta-feira das 13h30 às 17h30 (vide programação)
Inscrições: inscrição.sp@uol.com.br
Entrada: franca  
Recomendação etária: livre
Informações - Tel: (11) 3321-4400
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Voltar

Eventos

Palestra "50 anos em 5: Multiplique seu patrimônio com ações" - 24/07/19

24/07/2019

Caldos & Negócios AESUL, 11/07/19

11/07/2019

Circuito de Negócios AESUL - 27/06/19

27/06/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria