Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Exposição em homenagem a Pelé resgata acervo inédito do jornal Última Hora
31  DEZEMBRO  1969 

Exposição em homenagem a Pelé resgata acervo inédito do jornal Última Hora

Para quem é amante do futebol e principalmente fã do Rei Pelé, não pode perder a exposição Futebol Majestade: Arquivo inédito do jornal Última Hora, preparada pela CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a NCST - Nova Central Sindical dos Trabalhadores no Estado de São Paulo e a UGT - União Geral dos Trabalhadores, que acontece até o dia 25 de maio, no Parque da Independência, em São Paulo.

A exposição revela fotos inéditas do Rei Pelé, uma parte dessas fotos vem do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, onde fica quase tudo o que diz respeito ao jornal Última Hora, principal fonte para esta exposição. E a outra, também inédita, vem do acervo da família do jornalista Samuel Wainer, dono do Última Hora, reencontrado há cerca de cinco anos.

Para abrigar a exposição, foi montada no local uma instalação de uma bola futebol (em 360º), com 18 metros de diâmetro. Onde estão expostas 42 fotos inéditas do Rei Pelé, um dos maiores jogadores do futebol mundial. O acesso dos visitantes à mostra, que tem entrada gratuita, é feito por um túnel, que, para criar a sensação de um estádio de futebol, tem o som da torcida vibrando. A exposição tem apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, Governo do Estado e Governo Federal. A expectativa é de que a exposição seja vista por cerca de 200 mil pessoas.

A exposição revela momentos do esportista e da seleção brasileira em quatro Copas do mundo: a de 1958, na Suécia; de 1962, no Chile; 1966, na Inglaterra; e 1970, no México. Fotografias de jogadas nacionais também não ficaram de fora: há flashes pipocando atrás do gol adversário; aspectos do cotidiano misturados à bola comendo a grama, ora no interior do país, ora no Maracanã. O público poderá ver momentos ímpares de Pelé, como alimentando galinhas e caçando numa fazenda; passeando de bicicleta na Suécia, na época da Copa, com uma fã na garupa; com seu inseparável amigo de concentração: o violão; comemorando uma vitória santista no banheiro do vestiário, entre outras pérolas.

Sob o comando do jornalista Samuel Wainer, o jornal Última Hora possuía uma linha editorial diferente e ousou ao enfocar no futebol e na linguagem fotográfica, algo até então pouco explorado e que ajudou a mudar o fotojornalismo brasileiro. O trabalho dos fotógrafos – muitos acompanharam a seleção brasileira em Copas do mundo – mostra um futebol lindo em preto e branco, com planos refinadíssimos, quadros muito apurados tecnicamente e de grande versatilidade e precisão.

Isso sem falar de “cliques” inéditos de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé que, na exposição, é flagrado, por exemplo, lendo de pijamas e tirando uma soneca. “Se pelo lado técnico os profissionais de fotografia eram mais limitados pelos equipamentos que usavam, o acesso que esses novos heróis da imprensa tinham com os jogadores e no campo era irrestrito. No arquivo há momentos de grande intimidade do jornal com os craques brasileiros, cenário impensado hoje em dia”, revela o curador da exposição, Fernando Costa Netto. Para ele, é muito importante também retratar momentos de Pelé. “Além de ser o maior jogador de bola de todos os tempos, Pelé é, provavelmente, o personagem mais fotografado da história do país”, complementa.

Serviço:

Exposição – Futebol Majestade: Arquivo inédito do jornal Última Hora
Local: Parque da Independência
Período da visitação pública: até 25 de maio – entrada franca
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos fins de semana, das 9h às 19h.

{{GaleriaFotos}}

Voltar

Eventos

Palestra "Estratégias e Soluções para a gestão das PMEs", 13/06/19

13/06/2019

Circuito de Negócios AESUL - 30/05/19

30/05/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria