Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Feira do Empreendedor tem espaço especial para  lojistas e panificadores
28  SETEMBRO  2012 

Feira do Empreendedor tem espaço especial para lojistas e panificadores

Apresentando tendências e inovações, Loja Modelo e Padaria Conceito são guias de organização e funcionamento para lojas de roupas e padarias

Os empresários que passarem pela Feira do Empreendedor terão a oportunidade de conferir, na prática, como deve ser a organização e o funcionamento ideal de uma loja de roupas e de uma padaria. A ideia é que eles possam reunir as informações e usá-las como um guia em suas empresas. 

Elaborada de acordo modernas técnicas de ambientação visual, merchandising e automação comercial, a Loja Modelo reproduz o ambiente de uma loja de rua de roupas femininas. Consultores do Sebrae-SP guiarão os visitantes pelo local orientando-os a aperfeiçoar a empresa, investindo na melhoria de itens como vitrine, acessibilidade, precificação, organização dos produtos, provadores, acessibilidade, espaço para o trânsito de clientes, iluminação e aromatização. 

“Dentro do segmento de comércio do vestuário há lojas de roupas femininas, infantis, masculinas, entre outros, por isso, o mais importante é que o empresário entenda os conceitos passados e consiga adaptá-los ao seu público e à sua empresa”, explica Lilian Fusco, consultora do Sebrae-SP.

A primeira versão da Loja Modelo foi apresentada ao público durante a edição da Feira do Empreendedor em São Paulo, em 2010. Na ocasião, mais de 4 mil pessoas participaram das visitas guiadas durante o evento. 

O setor 

No Estado de São Paulo, existem aproximadamente 90 mil micro e pequenas empresas (MPEs) no setor de comércio varejista do vestuário e cerca de 46,2 mil Empreendedores Individuais (EIs). Considerando MPEs e EIs, são mais de 571 mil estabelecimentos dedicados a esta atividade no Brasil.

“Somando micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, São Paulo conta com 24% das empresas ligadas ao comércio de vestuário do País. Trata-se de um setor essencial para a economia paulista, por isso, dedicamos um espaço especial na maior feira de empreendedorismo do Estado, para que os empresários possam conhecer maneiras de tornar suas lojas mais competitivas”, afirma Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP. 

Padaria Conceito 

Os empresários do setor de panificação poderão conferir a Padaria Conceito, que conta com a parceria do ITPC (Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria). O espaço terá nove televisores, cada um mostrando uma etapa do funcionamento de uma panificadora. Serão visitas guiadas em grupos de 15 a 20 pessoas. O objetivo é mostrar tanto para quem já atua na área quanto para quem pretende entrar o que há de tendências, tecnologia e inovação, transmitindo informações para o crescimento e expansão destes negócios. 

“O empresário não pode pensar só na etapa lá do fundo da padaria, na produção, pois agora ele não sobrevive mais só de fabricar pão, há também venda de outros itens, além de servir refeições. A ideia é possibilitar que ele visualize todas as etapas da empresa, desde a compra de produtos, passando pela fabricação até a comercialização”, explica Ana Maria Brasilio, consultora do Sebrae-SP. 

Os empreendedores também terão a oportunidade de fazer um auto diagnóstico de suas empresas por meio de um questionário que deverão deixar ao final da visita com a equipe de consultores que, posteriormente, entrarão em contato com os empresários para devolver as avaliações comentadas. 

Panificadoras em números 

Atualmente o Brasil conta com aproximadamente 87.250 mil micro e pequenas empresas no segmento de “padarias, varejo de laticínios e doces”. No Estado de São Paulo, são cerca de 26.570 mil MPEs nesta atividade, que representam 30% do total de MPEs deste setor no País.

 

A Feira 

A Feira do Empreendedor acontece de 25 a 28 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Serão 354 espaços de exposições para oportunidades de negócios e soluções inovadoras, bem como atendimento e consultoria às micro e pequenas empresas (MPEs) em um espaço de 21 mil m². 

Em 2010, passaram pela primeira edição da Feira do Empreendedor mais de 40 mil visitantes. Neste ano, a expectativa é receber um público superior a 50 mil proprietários de empresas já constituídas e candidatos a empreendedor. 

O credenciamento antecipado já pode ser feito pelo site: http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br. Importante lembrar que a entrada é franca e não é permitida a entrada de menores de 16 anos.

Eventos

Circuito de Negócios AESUL - 30/05/19

30/05/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria