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Haddad apoia projeto de transporte hidroviário do Vereador Ricardo Nunes
3  MAIO  2013 

Haddad apoia projeto de transporte hidroviário do Vereador Ricardo Nunes

A reunião aconteceu na última sexta-feira (19/04) e teve como pauta principal a apresentação do Projeto de Lei 0054/2013 que propõe a criação do Sistema de Transporte Público Hidroviário de São Paulo (STPHSP). 

A implantação do projeto se dará a partir da exploração das bacias dos rios Tietê e Pinheiros e das represas Billings e Guarapiranga. As embarcações (Hovercrafts) são anfíbias, se movimentam tanto sobre a água quanto sobre a terra e tem capacidade para carregar aproximadamente 200 pessoas por viagem. Além disso, é proposta a integração com as principais estações de trens, metrôs e terminais de ônibus dentro das rotas planejadas. 

O projeto é econômico, pois, quase não se terá gastos com a implantação das vias uma vez que elas já existem. Segundo Alexandre Delijaicov, coordenador do Grupo Metrópole Fluvial da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da Universidade de São Paulo, no caso das represas, a implantação poderia acontecer em caráter imediato. 

A proposta surge como alternativa de transporte menos poluente, pois consome três vezes menos combustível que um ônibus metropolitano além de ser mais eficiente e rápida uma vez que não pega trânsito e pode chegar a uma velocidade de até 110km/hora. O investimento para a implantação do projeto viria a partir de verbas do município ou oriundas da iniciativa privada. 

Aprovação

Depois de ser aprovado em primeira aprovação na Câmara de Vereadores, o prefeito Fernando Haddad também aprovou o projeto e elogiou a iniciativa do vereador em apresentar uma proposta de tamanha importância para a cidade de São Paulo. Após a reunião o próprio prefeito encaminhou o projeto ao secretário do governo Antônio Donato para que sejam realizados estudos técnicos de viabilidade. ”Fiquei muito feliz com sua aprovação pois não tenho dúvidas que este projeto ajudará e muito a população que hoje perde uma boa parte do tempo enfrentando o trânsito caótico da cidade”, completa o vereador. 

Zona Sul

Além destes, outros projetos foram discutidos com o prefeito como: o alargamento da Avenida Belmira Marin, a construção do Hospital de Parelheiros e a situação da Estrada de Alvarenga. 

Realidade.

Segundo estudos realizados pela SP Trans, em dez anos a demanda por transporte público municipal passou de 1,2 milhão para 2,9 milhões de passageiros. Porém, a quantidade de ônibus municipais circulando coninuou praticamente a mesma.

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