Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Hortas Comunitárias foi tema de palestra na Subprefeitura Capela do Socorro
6  AGOSTO  2012 

Hortas Comunitárias foi tema de palestra na Subprefeitura Capela do Socorro

No último dia 02 de agosto, Marco Aurélio Monteiro, Coordenador do Programa Verde do Instituto Anchieta Grajaú, ministrou a palestra “Hortas Comunitárias - Crescimento Sustentável na Agricultura”, no auditório da Subprefeitura Capela do Socorro. Durante a palestra Marco explicou como cuidar de uma horta para tirar o melhor proveito dela, falou sobre o processo de compostagem e minhocário, entre outros assuntos, dando valiosas dicas aos produtores de hortaliças que estavam presentes.

“Nós constatamos o potencial que o Instituto Anchieta Grajaú tem, o Marco Aurélio teve a oportunidade de viver dois anos em Israel cuidando de hortas comunitárias, então o convidamos para ministrar essa palestra para que ele pudesse passar um pouco dessa experiência toda para nós”, ressaltou Antonio Carlos Lonel, Chefe de Gabinete da Subprefeitura Capela do Socorro, durante a abertura da palestra. Ele aproveitou ainda para agradecer a todos os presentes, onde destacou a presença do Presidente da AESUL – Associação Empresarial da Região Sul, Renato Jardim, da Presidente do Conselho Deliberativo da AESUL, Juliana Lopes, e da Marta, representante da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Santo Amaro.

O Programa Hortas Comunitárias na região de Capela do Socorro é coordenado pela Maria Sônia Santiago, ela explica como funciona o Programa. “Temos 12 hortas implantadas na região e um projeto em andamento para implantar mais três. É um projeto voltado para a comunidade. Onde tiver um terreno ocioso a Prefeitura vai até lá faz uma avaliação do espaço e orienta como montar esse projeto. Um técnico da Prefeitura faz a coordenação, encaminha para o local um Engenheiro Agrônomo que fará a avaliação da terra, as sementes, ferramentas e insumos. Geralmente precisamos de 06 a 10 pessoas voluntárias da comunidade para montar esse projeto. A ideia desta palestra foi capacitar ainda mais àqueles que estão à frente dos projetos, bem como a comunidade que tem interesse em adquirir mais conhecimento para lidar com sua horta”, destacou Maria Sônia.

Marco Aurélio iniciou a palestra falando sobre sua experiência e sobre a proposta de implantar uma horta no Instituto Anchieta Grajaú. “Como o Antonio Carlos disse eu tive a oportunidade de trabalhar dois anos em Israel, bem próximo do deserto, implantando o sistema de horticultura. Lá em Israel eles não têm o paraíso que nós temos aqui no Brasil, mas foi com um desafio que iniciei o trabalho no Instituto Anchieta Grajaú porque lá ninguém acreditava que seria possível produzir, pois o solo estava muito degradado”. Marco explicou que venceu as barreiras iniciais, que o trabalho deu certo e que hoje o alimento produzido na horta ajuda na alimentação das crianças e dos jovens atendidos no Instituto. “Conseguimos produzir alimento e hoje toda a produção da horta nós mandamos para a nossa cozinha onde fornecemos cerca de 1.200 refeições por dia”.        

O Instituto Anchieta Grajaú tem como missão promover o desenvolvimento humano e a integração socioambiental dos moradores do Grajaú por meio da Educação, do Desenvolvimento Comunitário e Socioambiental. Localizado em uma área verde de 220 mil m² no Distrito do Grajaú, o Anchieta atua com famílias em situação de vulnerabilidade social, com infraestrutura de educação, desenvolvimento comunitário, meio ambiente e profissionalização. Há quinze anos realiza ações visando o desenvolvimento local integral da pessoa e da comunidade, configurando-se como um espaço de referência, contribuindo para o acesso a manifestações variadas da cultura. Participam diretamente das ações e atividades do Anchieta mais de 600 crianças, adolescentes, jovens e 1000 famílias por meio de seus programas integrados:

 

Eventos

Rodada de Negócios AESUL - 24/08/18

24/08/2018

Liderança e Gestão Eficazes: Todos Motivados e Envolvidos!

16/08/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria