Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Instituição Caminhando, há 22 anos guiando jovens com deficiências para um futuro melhor
4  JULHO  2011 

Instituição Caminhando, há 22 anos guiando jovens com deficiências para um futuro melhor

O Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social é uma instituição filantrópica fundada em 16 de dezembro de 1989 que tem como missão facilitar a inclusão social e o desenvolvimento de jovens e adultos com deficiência, por meio da educação e do trabalho.

O Caminhando iniciou suas atividades na Rua Manoel Caldeira, 122, no Jardim Colonial, com o apoio de um mutirão de pais dos primeiros alunos beneficiados pela instituição. Já em 1991, novamente com um grupo de pais, foi feito um abaixo-assinado reivindicado junto à Prefeitura Municipal de São Paulo uma área para construção de uma sede mais adequada às demandas dos projetos sócio educacionais. Foi então concedida uma área onde atualmente está localizado o prédio da instituição, na Rua Rosária Musarra, 90, na Vila Califórnia.

Como ferramenta de inclusão social de jovens com deficiência, a instituição desenvolveu o Programa de Iniciação Profissional, visando promover de forma eficaz a educação para o trabalho destes jovens, sua inclusão no mercado de trabalho e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade de vida.  Desde o início de suas atividades, o Caminhando estendeu seu atendimento sócio educacional às famílias de seus beneficiários, visando favorecer a melhoria das relações familiares e a atuação destas como agentes e sujeitos no processo de inclusão social de seus filhos com deficiência.

Ao longo dos seus vinte dois anos de existência, o Caminhando tem construído, junto à sociedade e às pessoas com deficiências, uma história real de inclusão social. Pautado em valores como respeito à diversidade e solidariedade, o Caminhando tem perseguido seus objetivos e aperfeiçoado seus projetos sócio educacionais, cumprindo assim, sua missão.

Para manter o projeto e atender os jovens, o Caminhando realiza uma série de eventos como: bazar, almoços mineiros, bailes da alegria, feijoadas, entre outros.  “A proposta dos nossos eventos é para que possamos angariar fundos para a instituição que atravessa uma crise financeira grande, e também de confraternização porque os voluntários que participam são compostos de famílias dos alunos, funcionários que trabalham como voluntários, diretoria e amigos. Então a proposta é que agente confraternize a família Caminhando, e também tenha um resultado financeiro para ajudar na manutenção da instituição”, destaca Maria Nanci Lima Vieira, Presidente do Caminhando.

Maria Nanci explica que o Caminhando tem outras fontes de renda, mas a ajuda de pessoas físicas e jurídicas e os eventos são imprescindíveis. “Prestação de serviços é o que mais estamos precisando para dar continuidade ao nosso trabalho de recolhimento de sucatas, papel e papelão. Temos também uma pequena contribuição da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Educação que contribui pagando uns 20% do custo da instituição com os alunos que são conveniados pela SME no setor de convênio de educação especial, também recebemos doações de pessoas físicas e jurídicas. Temos uma campanha que estamos lançando que é: ´Apoie um Aluno Especial´, em que a pessoa física ou jurídica custeia um aluno aqui dentro da instituição. O custo de cada aluno é de R$ 600,00. Atualmente temos 200 alunos, sendo alguns custados pela iniciativa privada, cerca de uns 10%, e agora estamos lançando esta campanha, já que a previsão é que em outubro tenhamos uma dificuldade financeira maior em função de um encerramento de parceria, por isso estamos buscando novas parcerias”.

A proposta do Caminhando é capacitar o jovem com deficiência física, auditiva ou intelectual para o mercado de trabalho, porém àqueles que não têm condições de se capacitar não ficam de fora. “Os que não têm condições nos mantemos na instituição como alunos que passam por processos de socialização. Nós temos grupo de coral, teatro, capoeira, então eles realizam uma série de atividades que para eles são importantíssimas para que adquiram a capacidade de se incluir na sociedade por outros mecanismos sociais que não só o trabalho”.

Faça parte deste belo projeto você também, ajude a manter o Caminhando, seja com doações, adotando um jovem ou até mesmo trabalhando como voluntário. O Caminhando fica na Rua Rosária Musarra, 90 - Vila Califórnia - São Paulo e está de portas abertas para uma visita. Mais informações através do telefone (11) 5541-8845 ou por e-mail caminhando@caminhando.org.br. Confira abaixo as fotos da última feijoada beneficente realizada no Caminhando no mês de maio deste ano.

{{GaleriaFotos}}

Eventos

Circuito de Negócios AESUL - 30/05/19

30/05/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria