Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

No dia 29 de maio acontece o 19º Dia do Desafio SESC coordena o evento no continente americano
27  MAIO  2013 

No dia 29 de maio acontece o 19º Dia do Desafio SESC coordena o evento no continente americano

Participam 21 países e a meta é ultrapassar a marca de 51 milhões de participantes.

Veja o resultado do sorteio das cidades desafiantes no sescsp.org.br/diadodesafio.

Em 2013, o Dia do Desafio acontece no dia 29 de maio, quarta-feira, com início à 0h e término às 21h. O Dia do Desafio é uma campanha fundamentada em uma competição amigável entre cidades, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da prática de atividade física e esportiva no cotidiano e para a adoção de hábitos saudáveis. A competição é apenas estímulo à participação mobilizando o maior número de pessoas.

Todas as pessoas podem entrar no clima do desafio e participar, basta praticar qualquer esporte ou atividade física individualmente ou em grupo, entre 0h e 21h, e registrar a participação. Cada participação conta ponto para o resultado final das cidades, que organizam programação especial de jogos, gincanas, aulas, caminhadas e outras atividades que acontecem em escolas, academias, empresas e espaços públicos.

No continente americano, o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio, Administração Regional do Estado de São Paulo) e, mundialmente, a Campanha é promovida pela TAFISA (The Association for International Sport for All).

 

Programação do Dia do Desafio | Sesc Interlagos

CAIAQUE NA PISCINA | 09h30

Vivência dos elementos básicos do remar com deslocamentos para todos os sentidos na piscina.

BEISEBOL | 9h30 às 11h30

Introdução aos movimentos e fundamentos básicos do jogo, como arremesso, recepção e utilização dos equipamentos. Campo Oficial.

ARCO E FLECHA | 10h às 16h30

Prática esportiva de trio ao alvo para iniciantes com arco e flecha de ventosa. Com Simon Comunicação e Eventos. Até 12 anos. Praça Pau Brasil. Inscrições no dia e local. 

DESAFIO AEROBIO | 10h30

Atividade em forma de circuito que desafia o participante a trabalhar sua capacidade aeróbia. As estações serão formadas pelo mini trampolim, step e bike. Com técnico da unidade. Acima de 14 anos. 30 vagas. Corpo e Ação. Inscrições no dia e local.

JOGOS DE LUTA | 09h30 às 11h

Promover o condicionamento físico utilizando alguns fundamentos das artes marciais, como ataque e defesa, de forma lúdica. Com instrutor do Sesc. Até 12 anos. 30 vagas. Recanto Infantil. Inscrições no local.

GOLFE | 10h às 16h30

Modalidade esportiva que tem como objetivo acertar a bola nos buracos, com o menor número de tacadas. O espaço será montado com seis trajetos diferentes, de tamanhos distintos.Com Simon Comunicação e Eventos. Até 12 anos. Praça Pau Brasil. Inscrições no dia e local.

ACROBACIAS CIRCENSES | 11h às 15h

Fundamentos das acrobacias e movimentos circenses, como parada de mão, cambalhotas, estrelas, pontes, entre outros, para iniciantes descobrirem as possibilidades deste amplo campo de atuação. Com a Cia Geracirco. Sede Social.

BADMINTON | 13h às 15h

Jogo com raquete e peteca, praticado individualmente ou em duplas.Com Instrutores do Sesc. Até 12 anos. Inscrições no local. Ginásio. Vagas limitadas.

MINI ESPORTE | 13h às 15h

Circuito de modalidades esportivas com equipamentos e quadras em dimensões menores, que incluem: tênis, basquete e frescobol. Com instrutores do Sesc. Até 12 anos. 30 vagas. Inscrições no dia e local.  Quadra 7.

A organização do Dia do Desafio

A coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, Maria Luiza Souza Dias informa que “após 18 edições, o Dia do Desafio se expande enquanto proposta e passa a ter um papel preponderante para revigorar as parcerias com órgãos públicos e privados, instituições e empresas no sentido de promover uma grande mudança no comportamento da população frente ao esporte e a atividade física, como atividade vinculada à campanha Move Brasil”. Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc, reitera que “o alinhamento de objetivos do Dia do Desafio com a proposta da campanha Move Brasil reforça a proposição institucional de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, pois ambos privilegiam aspectos fundamentais das atividades físico-esportivas para o convívio humano, para a ampliação de uma rede de cidades e pessoas engajadas no aprimoramento de uma vida mais saudável”.

A organização do evento envolve poderes públicos, instituições privadas, organizações não governamentais e cidadãos. O Dia do Desafio ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio. A partir deste ano, passa a ser uma das ações da Campanha MOVE Brasil, que busca ampliar o número de brasileiros que praticam esportes e atividades físicas até o ano de 2016, quando ocorrem os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A Campanha Move Brasil foi lançada em 2012, tendo como movedores a Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), a organização Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO), a International Sport and Culture Association (ISCA), os Ministérios do Esporte e da Saúde e o SESC. Outras informações podem ser obtidas em www.movebrasil.org.br.

Todas as cidades são convidadas a participar do desafio, de pequenas comunidades a grandes metrópoles. A ideia é envolver pessoas de todas as idades, classes sociais e profissionais na prática de qualquer tipo de esporte e atividade física. As atividades são programadas e desenvolvidas pelas secretarias municipais de esportes, educação e saúde com o apoio de escolas, empresas, instituições, clubes e grupos sociais.

Dia do Desafio - história

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão. Era um convite ao exercício do corpo e ao associativismo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o Dia do Desafio.

A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2012, o evento completou 18 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas de todo o Continente Americano.

Em 1995, o Sesc São Paulo realizou o evento no Brasil pela primeira vez. No mesmo ano, o então Ministro Extraordinário do Esporte, Edson Arantes do Nascimento (Pelé) participou do lançamento, afirmando "incentivar todos os brasileiros a praticar esportes".

Em 2012, no Continente Americano, os países participantes foram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Exemplos de projetos realizados no Dia do Desafio e que se tornaram permanentes podem ser encontrados em: http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/sobre/ganhos

 

SESC COORDENA 19ª EDIÇÃO DO DIA DO DESAFIO

Dia 29 de maio de 2013, das 0h às 21h

Para registrar sua participação:

Em São Paulo – 0800 118220

Para as demais cidades, consulte a secretaria municipal ou acesse

sescsp.org.br/diadodesafio

O sorteio das cidades desafiantes ocorreu em 6 de maio, no Sesc Pinheiros.

 

Serviços:

Dia do Desafio no Sesc Interlagos

Período: Dia 29 de maio. Quarta, das 09h às 17h.

Ingressos:

- Grátis.

- Estacionamento: R$ 7,00. Capacidade para 500 veículos.

Sesc Interlagos

Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial.

Informações: 5662-9500 | 0800118220 | www.sescsp.org.br

twitter.com/sescinterlagos | facebook/SescInterlagos

Eventos

Palestra "Estratégias e Soluções para a gestão das PMEs", 13/06/19

13/06/2019

Circuito de Negócios AESUL - 30/05/19

30/05/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria