Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Novo Fórum Trabalhista da Zona Sul é inaugurado
22  SETEMBRO  2014 

Novo Fórum Trabalhista da Zona Sul é inaugurado

Dando continuidade ao plano de descentralização da jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região na cidade de São Paulo, iniciado com a abertura do Fórum da Zona Leste, em dezembro de 2013, no dia 19 de setembro aconteceu a inauguração do Fórum Trabalhista da Zona Sul e a integração da nova estrutura ao sistema PJe-JT.

Ao entregar o novo espaço à população, a presidente do TRT-2, desembargadora Maria Doralice Novaes, destacou que o ato visa aproximar judiciário e comunidade, possibilitando, assim, a democratização da justiça. “Esse fórum, além de contar com membros da comunidade local como seus principais operadores -magistrados, advogados e servidores - realizará a justiça pela, para e na comunidade”, afirmou.

A magistrada lembrou ainda que descentralizar a Justiça do Trabalho no município de São Paulo, com seus 1.530 km² de área habitada e 11 milhões e meio de habitantes, contingente superior à população do estado do Rio Grande do Sul, tornou-se uma necessidade.

A obra foi realizada obedecendo a normas internacionais de sustentabilidade que incluem sistemas de reaproveitamento da água da chuva, madeiras com certificação ambiental, separação e armazenamento de lixo reciclável, reatores e lâmpadas de alta eficiência e vagas preferenciais para veículos com baixa emissão, além de todos os equipamentos necessários para a plena acessibilidade às instalações.

O edifício está localizado na Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), nº 22.939, São Paulo-SP (próximo à estação de trem Jurubatuba), e abrigará 20 novas varas trabalhistas, com possibilidade de expansão no futuro, se houver aumento da demanda. A jurisdição alcançará os distritos de Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros e Santo Amaro.

 As 20 novas varas do fórum funcionará totalmente com o Processo Judicial Eletrônico, ferramenta que elimina o papel, permitindo que todo o processo seja feito de modo digital. Os atos processuais poderão ser realizados a distância (desde a propositura da ação até a execução) e, ainda assim, a unidade contará com serviços de apoio para reclamações verbais e para os advogados que queiram peticionar diretamente na unidade. Haverá também sala da Ordem dos Advogados, salas de conciliação e videoconferência, além de acessibilidade adequada ao atendimento dos usuários da unidade.

Ao fim da cerimônia, foi aberta ao público, em um salão ao lado do saguão de entrada do prédio, a exposição Infância em Risco, promovida pela Fundação Assistencial Justiça Solidária, com obras do fotógrafo Miguel Castello abordando o tema do trabalho Infantil.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o Presidente da OAB Subseção Santo Amaro, Dr. Claudio Schefer, o Vereador Ricardo Nunes, o Presidente da AESUL – Associação Empresarial da Região Sul, Edivan Bezerra, o Vice-Presidente da entidade, Mário Knoller, o Diretor da AESUL, Dr. Ronaldo do Prado Farias, o Subprefeito de Santo Amaro, Valderci Malagosini, entre outros.

 Fonte: TRT 2 São Paulo

Eventos

Treinamento Mídias Sociais

01/08/2018

Workshop "O Líder na nova Economia"

24/07/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria