Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Orientação jurídica gratuita oferecida pelo CIEE e OAB-SP beneficia 15 mil pessoas em cinco anos
18  MARÇO  2013 

Orientação jurídica gratuita oferecida pelo CIEE e OAB-SP beneficia 15 mil pessoas em cinco anos

Balanço de cinco anos do Projeto de Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Procura), mantido pelo CIEE, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil/ Seção São Paulo (OAB-SP), registra a marca de 15 mil atendimentos prestados na capital paulista. 

Oferecido desde 2008, o serviço filantrópico é voltado a pessoas que necessitam de apoio em questões legais e não têm condições de arcar com honorários advocatícios para dirimir suas dúvidas. 

O Procura conta com estatísticas que indicam quais as áreas com maior número de problemas jurídicos: 54% buscam informações sobre direitos trabalhistas; 16% sobre a área civil; 8% sobre família e sucessões; 5% sobre assuntos previdenciários; 3% sobre a área criminal; 2% sobre direitos do consumidor, 6% correspondem a retornos de atendimentos anteriores; e outros 6% procuram informações sobre outros assuntos. 

A maior parte da população atendida (30%) vive na zona Leste; seguida por pessoas da região Sul (24%), Central (18%), Norte (12%), Oeste (8%). Da área metropolitana de São Paulo vêm 6% dos cidadãos atendidos e os demais (2%) moram em outras regiões. 

Visando ao enfrentamento de desigualdades sociais, o Procura utiliza os mesmos critérios de atendimento aplicados pela Defensoria Pública: renda familiar de até três salários mínimos e propriedade de somente um imóvel. O escritório fica na Rua Aguiar de Barros, 45, no centro da capital, e está aberto das 13h às 17h. 

Sobre o CIEE

Além de administrar programas de estágio, para cerca de 500 mil estudantes, e aprendizagem, para mais de 40 mil jovens, em todo o País, o CIEE desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados, destinados, em especial, a jovens em situação de vulnerabilidade social, como os Programas do CIEE: Educação à Distância, inclusão no mundo do trabalho de Pessoas com Deficiência, Alfabetização e Suplência de Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional (OIP), Projeto de Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Procura), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura, Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.

Eventos

Caldos & Negócios AESUL, 11/07/19

11/07/2019

Circuito de Negócios AESUL - 27/06/19

27/06/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria