Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Paulo Marinheiro recebe medalha Mérito Tamandaré
7  JANEIRO  2014 

Paulo Marinheiro recebe medalha Mérito Tamandaré

No dia 13 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Marinheiro, Paulo Henrique Godoy Marinheiro, do Clube ADC Eletropaulo, foi agraciado com a Medalha Mérito Tamandaré, no comando do 8º Distrito Naval, onde também foram homenageadas diversas autoridades. 

A Medalha Almirante Tamandaré foi criada em 1957 com o objetivo de agraciar as instituições, autoridades e personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. 

Paulo Marinheiro foi indicado a receber a medalha, pelo seu trabalho que desenvolve na Represa Guarapiranga, promovendo seu uso racional e sustentável, através de atividades esportivas e náuticas, tais como futebol, remo, canoagem e vela, difundindo assim o uso consciente da represa. Tais atividades servem como atrativo para a comunidade e são usados como o gancho para se debaterem temas ambientais e demais temas de interesse da comunidade que moram no entorno da represa.

Para Paulo Marinheiro receber esta homenagem foi uma honra muito grande. “Eu sou apaixonado pela Marinha. A partir do momento que eu comecei a participar das atividades da SOAMAR (sociedade amigos da marinha) eu sempre estive presente em várias ocasiões. Já naveguei bastante com eles. Tive o privilégio de ir para a Antártica, Abrolhos, Ilha de Trindade, reabertura do Porto de Cananéia, entre outros, que me proporcionaram experiências inesquecíveis. O reconhecimento que eles tiveram comigo por eu estar presente e também pelo meu trabalho que realizo na Represa Guarapiranga é muito gratificante”.

Paulo recebeu a homenagem na companhia de sua esposa, Ofélia Bazzani Godoy Marinheiro e de seu filho Fernando Marinheiro. Também contou com a presença de Juliana Lopes, Presidente do Conselho Deliberativo da AESUL e de Renato Jardim, Ex-Presidente da AESUL e atual Chefe de Gabinete da Subprefeitura Vila Mariana. “O Paulo é um grande amigo, realiza um belo trabalho na Represa Guarapiranga e merece esta homenagem, então fiz questão de prestigiá-lo”, destacou Renato. 

Paulo relembra com entusiasmo a história do Almirante Tamandaré Joaquim Marques Lisboa, também conhecido como Marquês de Tamadaré, por quem tem profundo respeito e admiração por conta do seu papel de destaque no cenário militar do Brasil durante o império, principalmente no Segundo Reinado. 

O Marquês de Tamandaré foi uma das colunas resistentes e inabaláveis que sustentaram a independência nacional e consolidaram o império, resguardando-o da degradação. Implantou respeito soberano, manteve a disciplina nas forças armadas, a concórdia e a paz no espírito irriquieto dos brasileiros, do extremo norte ao extremo sul do Brasil, como um dever imperativo do seu sincero patriotismo. 

Como oficial-general comandou a força naval brasileira no Rio Prata entre os anos de 1864 e 1866. Atuou no conflito em solo uruguaio, quando exerceu o comando-geral das tropas da Marinha na tomada de Paissandu. Exerceu o comando em chefe da esquadra brasileira na primeira fase da guerra contra o Paraguai, quando, além das vitórias em combate, organizou toda a linha logística necessária para a manutenção dos principais navios da Armada Imperial a tão grande distância de sua sede.

Foram-lhe concedidos pelo imperador os títulos de Barão, em 1860, Visconde em 1887 e Marquês em 1888. Durante toda sua vida Tamandaré dedicou-se a Marinha e ao Brasil com todo amor e devoção, sendo elevado às honras de Patrono da Marinha do Brasil. Por isso, o dia 13 de dezembro, dia do seu aniversário de nascimento foi instituído como o Dia do Marinheiro.

Eventos

Treinamento Mídias Sociais

01/08/2018

Workshop "O Líder na nova Economia"

24/07/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria