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Pizzarias devem inovar para se destacar dos concorrentes
4  JULHO  2013 

Pizzarias devem inovar para se destacar dos concorrentes

10 de julho é Dia da Pizza, opção para os donos de casas fazerem campanhas especiais, porém, a inovação precisa ser constante para atrair clientes 

Ela nasceu há cerca de seis mil anos. Segundo consta, seus criadores podem ser os egípcios, hebreus, gregos ou outros povos antigos. Consagrou-se na Itália e com aquele país ficou identificada. Desembarcou com os imigrantes italianos no Brasil e, a partir de 1950, popularizou-se por aqui. Desde então, passou por várias transformações. Pequena. Grande. Extragrande (para os exagerados). Salgada. Doce. Um sabor. Dois sabores. Três sabores (para indecisos ou que adoram variar). Tradicional. Excêntrica. 

Em 10 de julho é celebrado o dia dela: a pizza. É uma oportunidade para que os donos de pizzarias pensem de modo diferente. “O empresário pode fazer nesta data algo que não faria normalmente. Vale a pena usar combinações improváveis de sabores ou usar recheios inusitados, além de fazer parcerias com supermercados para colocar banners nestes estabelecimentos com convites para aproveitar a data, visando um aumento de volume de pedidos e visita às pizzarias”, orienta Haroldo Eiji Matsumoto, consultor do Sebrae-SP.

Oportunidades para atrair clientes não acontecem apenas no dia 10 de julho. Comer uma pizza é bom em qualquer ocasião. Mas como as opções de sabores e casas são muitas, como escolher uma boa pizzaria? Transportando essa questão para o outro lado do balcão, fica a preocupação de donos de estabelecimentos pensarem em como conquistar e fidelizar clientes e inovar em um mercado tão acirrado. “O empresário deve encontrar características que façam de sua empresa algo especial. Pode ser a massa, o recheio, o salão, localização, delivery ou a distância dos concorrentes”, explica Matsumoto.

Segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo, são mais de 10 mil pizzarias no estado de São Paulo (5 mil delas localizadas somente na capital) e o consumo médio é de 1, 1 milhão de unidades por dia – levando em conta também as pizzas congeladas e as consumidas em padarias.

Números do Sebrae revelam que 27% das micro e pequenas empresas do Brasil não chegam ao segundo ano de existência. Um dos principais motivos para este resultado é a falta de inovação por parte dos proprietários.

“Para inovar é preciso pensar em algo não feito ainda ou melhorar uma ideia já existente. Por exemplo, cardápios em formato de pizza com fatias destacáveis que contenham voucher de brinde; permitir que o cliente monte pela internet uma pizza virtual com os ingredientes que deseja para que seja produzida e entregue. Será que ela já foi servida em todos os sabores? Deve-se pensar em como proporcionar uma experiência especial ao cliente”, completa Matsumoto.

Cinco dicas para se destacar dos concorrentes 

Qualidade e bom atendimento são itens obrigatórios: isto é o mínimo que a empresa deve oferecer;

Invista em ações de marketing e visual merchandising que envolva vários processos: ambiente, salão, comunicação visual interna e divulgação; cardápio e delivery

Pense no cliente: imagine o que ele gostaria de apreciar, leve em conta o gosto dele, não somente o seu;

Tenha um banco de dados atualizado: com as informações, é possível saber os gostos do cliente (qual sabor gosta, se gosta de cebola) e produzir uma pizza personalizada, o que mostra que a empresa se importa com ele;

Deixe a sensação de até breve: ofereça junto com a conta uma informação que desperte o desejo de voltar. Pode ser um cartão fidelidade, uma vantagem adicional ou um convite para comemoração de aniversário na casa.

Congresso

Nos dias 10 e 11 de julho, acontece no Expo Center Norte, zona norte da capital, a primeira edição do ConPizza, evento voltado para donos de pizzarias. São aguardadas mil pessoas nos dois dias. 

Estão previstas mais de 20 apresentações como mesa redonda, debates com empresários do setor, oficinas e workshops, além de palestras em temas como marketing, gestão de pessoas, gestão financeira e administrativa, tendências e inovações, ampliação do negócio e como explorar o mercado internacional.

A entrada no evento é permitida somente para empresas do setor de pizzarias. As inscrições podem ser feitas pelo portal: http://www.conpizza.com.br/site/.

A ConPizza acontece das 8 às 17 horas, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, na Rua Galetea, 150, Vila Guilherme, zona norte, São Paulo.

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