Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Polo de Moda é inaugurado no Centro de Promoção Social Bororé com o apoio da AESUL
1  NOVEMBRO  2012 

Polo de Moda é inaugurado no Centro de Promoção Social Bororé com o apoio da AESUL

A primeira dama, Lu Alckmin, que dirige o FUSSESP – Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, inaugurou no dia 23 de outubro o 19º Polo Regional da Escola de Moda da Capital, e o local escolhido para instalação deste importante projeto foi o Centro de Promoção Social Bororé. O FIS - Fundo de Investimento Social da AESUL, foi imprescindível para a implantação deste Polo de Moda na região.

 “Na campanha do Geraldo de 2010 eu fui para a periferia para ver como eu poderia ajudar a população, e eu estava na Zona Norte conversando com mulheres muito carentes e elas me disseram que a mulher após os 40 anos não consegue mais emprego e conversando com estilistas e empresários eles me falaram que não existem mais costureiras no Estado de São Paulo. Então nós resolvemos começar a escola de moda no Fundo Social. Nós começamos em abril do ano passado, porque de janeiro a abril eu chamei uma equipe de técnicos que pudesse me ajudar a desenvolver um projeto de corte e costura para ensinar mesmo quem não tivesse escolaridade, então não precisa ter escolaridade nenhuma para fazer o nosso curso.”

O Polo Regional da Escola de Moda do Centro de Promoção Social Bororé foi inaugurado por conta do empenho da AESUL através do FIS - Fundo de Investimento Social da entidade, conforme conta Lúcia Brugnera, que está à frente da diretoria do FIS. “A princípio eu e o Presidente da AESUL, Renato Jardim, enviamos um e-mail para o Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo para reivindicar algumas coisas junto a ele. Chegamos lá com alguns pedidos como o do Hospital e Maternidade Interlagos na questão da segurança, a parte de hidrante do CCJA que precisa ser reformado e também o pedido do Padre Gilberto para a criação da escola de moda. Foi uma conversa bem gostosa, ficamos lá durante três horas com o Coronel Romesnir Aparecido que é Assessor Técnico do Fundo. O Coronel achou que a AESUL seria muito útil para a escola de moda e sugeriu fazer essa parceria conosco. Então, nós fomos lá para intermediar a entrega do pedido do Padre e saímos com essa proposta, porque a grande preocupação da Lu Alckmin é a continuação do curso, porque nós sabemos que muitas vezes o projeto é inaugurado, tem início, mas acaba não tendo continuidade, então a AESUL poderia colaborar muito nesta continuidade e na fiscalização”.

Lúcia ressalta que outra importante forma da AESUL colaborar “é colocar essas oficineiras e oficineiros formados no mercado de trabalho para incentivar novos alunos”. O FIS também contribuiu com a estrutura do local para montagem da oficina. “Fizemos toda a parte elétrica e a pintura, deixamos a sala pronta, a entidade só está entrando com a sala. A inauguração também fomos nós que organizamos, e o pagamento do oficineiro será de responsabilidade do FIS, e para isso o ano que vem nós pretendemos ir atrás de parceiros.”, explica Lúcia.

A inauguração do Polo Regional da Escola de Moda do Bororé contou com um desfile de roupas produzidas no próprio Polo. Entraram na passarela diversas mulheres voluntárias da comunidade e também do Projeto Encantar. Luciane Ribeiro, da Zook Magazine, foi quem as preparou para o desfile. “Nós viemos durante a semana para ensaiar, todas colaboraram voluntariamente, e durante a inauguração com o apoio do pessoal da maquiagem e da Lua Nova Cabeleireiros nós conseguimos produzir este evento que foi muito bacana, e para mim foi uma experiência maravilhosa”.

Somente na Zona Sul foram inaugurados 9 Polos Regionais da Escola de Moda, sendo 5 deles no extremo sul: em Parelheiros, na entidade Asé Ylê do Hozooane; em Vargem Grande na Achave – Associação Comunitária Habitacional; em Cidade Dutra, no RI - Recanto Interlagos; em Pedreira, no Movimento Paulista e por último no Centro de Promoção Social do Bororé.   

“Já estamos fazendo a divulgação de todos Polos de Moda da região através de panfletagem, nos meios de comunicação, e também na região central da cidade como, por exemplo, no Brás e na Rua José Paulino, onde se concentram a maioria das confecções”, finaliza Lúcia.

Eventos

Workshop "Eficácia Operacional"

08/05/2018

Rodada de Negócios AESUL - 20/04/18

20/04/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria