Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Prefeito Fernando Haddad visita Carreta do Programa Hora Certa Móvel, instalada na Subprefeitura da Capela do Socorro
21  NOVEMBRO  2013 

Prefeito Fernando Haddad visita Carreta do Programa Hora Certa Móvel, instalada na Subprefeitura da Capela do Socorro

Na manhã do dia 19 de novembro, o Prefeito Fernando Haddad visitou as instalações da carreta móvel que está em funcionamento desde o dia 21 de outubro, na Coordenadoria de Obras da Subprefeitura de Capela do Socorro, localizada na Rua Cassiano dos Santos, 43, Jardim Clipper.

Segundo informações da Secretaria de Saúde estão sendo realizados cerca de 300 atendimentos diários na unidade móvel que realiza exames e consultas agendadas pelas 36 UBS’s da Capela do Socorro e de Parelheiros.

Após visitar os equipamentos instalados na carreta e conversar com os pacientes que aguardavam atendimento no local, o Prefeito concedeu entrevista à imprensa e afirmou que das 9.000 ultrassonografias existentes na fila de espera, a carreta conseguiu, em 15 dias de funcionamento na Capela do Socorro, atender 5.000, o que considera um grande resultado. “O tempo de espera para se realizar um exame, como ultrassonografia, era de sete meses, em média, com o Programa Hora Certa essa espera foi reduzida para 3 meses e a nossa expectativa é diminuir para 30 dias”, destacou o Prefeito.

Acompanhado do Secretário de Saúde, José de Filippi Junior, da Subprefeita da Capela do Socorro, Cleide Pandolfi e do Chefe de Gabinete da Subprefeitura, Antonio Dias Barroso, Haddad anunciou ainda a instalação de seis unidades fixas (Vera Cruz, Jd. Ibirapuera, Lapa, Brasilândia, Penha e Itaim Paulista) da Rede Hora Certa que funcionará junto a equipamentos já existentes, como os ambulatórios de especialidades, e farão procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. O paciente poderá realizar no mesmo lugar exames e cirurgias, com início de atendimento já em dezembro de 2013.

Nas unidades fixas, a população terá disponível atendimento de cardiologia, neurologia, nefrologia, pneumologia, endocrinologia, vascular clínica e cirúrgica, ortopedia clínica e cirúrgica, cirurgia geral e pediátrica, urologia clínica e cirúrgica, proctologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia, oftalmologia clínica e cirúrgica, dermatologia clínica e cirúrgica e ginecologia. Estarão disponíveis os exames de ultrassonografia, raio X, monitoramento da pressão arterial, holter, teste ergométrico, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, nasofibroscopia e histeroscopia.

O Prefeito encerrou sua vista no Conselho Tutelar da Capela do Socorro em homenagem ao dia do Conselheiro Tutelar, comemorado no dia 18 de novembro.

Acompanharam a visita do Prefeito os vereadores Arselino Tatto e Alfredinho.

O Programa Hora Certa Móvel

A proposta do programa é agilizar o atendimento médico especializado à população, desafogando a fila de espera da Rede Municipal de Saúde e reduzindo o tempo de espera para a realização de exames menos complexos, como ultrassonografias.

Com isso, os munícipes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam seus exames com maior rapidez e agilidade. São diversos procedimentos realizados de segunda à sexta-feira, no horário das 7h às 20h e aos sábados, das 8h às 18h.

Assim como nas outras regiões por onde já passou, a carreta do Hora Certa Móvel funcionará na região de Capela do Socorro por dois meses. A SMS determina que a cada dois meses toda estrutura do projeto seja deslocada para outras regiões da cidade de forma a facilitar o acesso dos munícipes ao serviço. A expectativa da SMS é que, em seis meses, o projeto seja responsável pela realização de 215 mil exames. Paralelamente ao serviço móvel, a meta da Prefeitura é entregar 32 unidades do Hora Certa até 2016.

Unidades móveis

A Carreta da Saúde mede 15 metros de comprimento, é dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais e perfaz uma área de aproximadamente 100 m². O centro médico móvel é autônomo e possui quatro salas de atendimento climatizadas com equipamentos de diagnóstico de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas áreas de espera, banheiros e elevador para pessoas com mobilidade reduzida.

Já os boxes da saúde são estruturas que chegam a ter 7,5m x 2,5m e consistem em sistemas de saúde móvel autônomos, com abertura lateral automatizada ou não, que permite alcançar uma área de 45 m² em que podem ser feitos atendimentos em até quatro especialidades. A unidade maior possui uma sala de raio-X ou mamografia digital, uma sala de ecocardiograma / ultrassonografia com banheiro e a recepção. Já o box menor possui duas salas reversíveis, cada uma com um banheiro independente, que pode ser facilmente acoplada à outras unidades a fim de criar até mesmo um centro médico. Há ainda uma tenda de 5m x 5m usada como sala de espera.

Eventos

Circuito de Negócios AESUL - 30/05/19

30/05/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria