Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Prefeitura entrega obras de urbanização da Vila Rubi
2  OUTUBRO  2012 

Prefeitura entrega obras de urbanização da Vila Rubi

Projetos de infraestrutura e lazer beneficiaram cerca de 500 famílias da comunidade  

A Prefeitura entregou nesta quinta-feira (27), as obras de urbanização da Vila Rubi, localizada na Cidade Dutra, zona sul de São Paulo. O projeto compreendeu a construção de redes de água, esgoto e drenagem, canalização de córregos, pavimentação de vielas e calçadas, além de áreas de lazer com equipamentos para ginástica, playground, jardins e quadra poliesportiva. As ações beneficiam cerca de 500 famílias. 

A urbanização da Vila Rubi teve início em dezembro de 2009. Antes, os moradores viviam em área de risco. A comunidade não tinha água potável e o esgoto era despejado diretamente no córrego onde hoje está a rua principal. Além disso, a grande quantidade de casas aglomeradas dificultava o escoamento da chuva, causando inundações agravadas pelo lixo despejado na região. 

Para iniciar o projeto de urbanização da Vila Rubi foi preciso transferir 104 famílias que viviam em condições precárias às margens do córrego. Algumas dessas famílias vão morar em 84 unidades que serão construídas em áreas vizinhas, e as demais serão transferidas para outros empreendimentos. Até lá, continuarão recebendo auxílio-aluguel. 

Para a Prefeitura, a urbanização da Vila Rubi representa a inclusão social nas comunidades. Para se ter ideia, a pavimentação de uma rua onde anteriormente existia um córrego a céu aberto, estabeleceu a convivência entre vizinhos que eram divididos pelo leito. 

Urbanização 

Na política habitacional do município, destaca-se o Programa de Urbanização de Favelas. Recentemente premiado pela ONU com o Scroll of Honour – que reconhece iniciativas exemplares na área de habitação em todo o mundo o programa recebeu R$ 5,2 bilhões em investimentos desde 2005. 

O programa, que já atendeu, por exemplo, às comunidades carentes de Paraisópolis, Heliópolis, Jaguaré, Jardim São Francisco e Cantinho do Céu, transforma áreas degradas da cidade em centros habitacionais com moradias dignas e dotadas de toda infraestrutura, além de equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas. A Prefeitura viabilizou 33.987 moradias a famílias de baixa renda nos últimos oito anos.

Eventos

Palestra "50 anos em 5: Multiplique seu patrimônio com ações" - 24/07/19

24/07/2019

Caldos & Negócios AESUL, 11/07/19

11/07/2019

Circuito de Negócios AESUL - 27/06/19

27/06/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria