Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Primeiro Curso Básico de Serralheria em Alumínio tem início na região
8  SETEMBRO  2011 

Primeiro Curso Básico de Serralheria em Alumínio tem início na região

Fruto de um longo período de planejamento, o projeto de qualificação de mão de obra profissional em serralheria de alumínio saiu do papel, pois no dia 22 de agosto foi proferida na sede da SOBEI – Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, a primeira aula do Curso Básico de Serralheira em Alumínio, uma iniciativa que só foi possível ser concretizada devido a parceria e empenho de diversas entidades e empresas aqui representadas pela AESUL, SOBEI, SENAI, AFEAL, Alumicentro, AluService, Divinal, Esquadralum, Fise, Hydro e Unibox.

O curso que irá formar a primeira turma de 16 jovens tem por objetivo proporcionar qualificação de nível básico a profissionais que atuarão na fabricação de esquadrias de alumínio (janelas e portas). Abrangente, o curso prepara o aluno para utilizar vários tipos de materiais e sistemas, equipamentos, ferramentas e acessórios, de acordo com suas características técnicas e aplicações.

Juarez Amaro, Vice Presidente da AESUL e diretor da Esquadralum, relembra como tudo começou. “Demos início a este projeto devido a uma necessidade das empresas como a minha aqui na região que trabalham com alumínio. Nós não temos mão de obra qualificada na região, e eu como Diretor de Indústria da AESUL na época, conversando com o nosso então Presidente também à época, Márcio Brugnera, levamos a ideia para a AFEAL que é a associação dos fabricantes de alumínio e começamos uma parceria com a SOBEI que cedeu o espaço para que fossemos atrás de outros parceiros para implantar essa escola aqui. Houve a troca de presidente na AESUL, então demos continuidade ao projeto na gestão do Dr. Ronaldo Farias e estamos inaugurando o curso já neste inicio de trabalho do Renato Jardim à frente da AESUL”.

Juarez fala dos planos para o futuro e do quanto à região ganhará em termos de mão de obra qualificada. “Em breve as empresas terão mão de obra abundante, também daremos oportunidade para àquelas pessoas que estão paradas, sem trabalho, e precisam se qualificar para algum ramo de atividade. Hoje, com a construção civil crescente que está no Brasil esperamos sim que essas pessoas que vierem a se formar aqui conosco já tenham seu emprego garantido nas nossas fábricas aqui da região”.

Monica Santana, Agente de Treinamento da Escola SENAI Suíço Brasileiro conta que o “SENAI trabalha também com a ação social, nós fazemos um contrato de convênio com a entidade e cuidamos da parte pedagógica, da estrutura do curso, do conteúdo programático, e da certificação do curso, bem como acompanhamento do professor, presença do aluno, material didático, e o acompanhamento do curso, durante a duração desse treinamento”.

Ministrando a primeira aula do curso, Luís Claudio Vieste, Consultor Técnico da AFEAL e Professor da Escola SENAI do Tatuapé fala da importância de se qualificar os profissionais para atuar no mercado. “A AFEAL tem por objetivo formar a mão de obra qualificada, porque nós sabemos que não só no nosso setor de esquadrias, mas no setor da construção civil em geral, nós temos um problema grave de falta de mão de obra qualificada, então nosso objetivo é trazer esses cursos em parceria com o SENAI e demais parceiros para a região, para gerar qualificação de mão de obra”.

Wagner, que já atua na área e faz parte da primeira turma do Curso Básico de Serralheira diz que para ele “é uma oportunidade para o crescimento profissional visto a necessidade do mercado como um todo, e nós estamos tendo oportunidade de aprender e agregar valor a nossa carreira profissional. Então acho importante, pois as empresas procuram isso e para nós é um diferencial”.

Já Everton Pereira Machado que nunca atuou no ramo conta que será uma nova  oportunidade em sua carreira profissional. “Quero adquirir conhecimento na área para futuramente trabalhar com isso. Atualmente não é o meu ramo, a empresa que eu trabalho hoje que me inscreveu e está me dando a oportunidade de fazer esse curso”.

Ângela Acosta, Gerente de Projetos Sociais da SOBEI fala da satisfação de sediar o curso. “Gostaria de externar para vocês a alegria imensa em recebê-los aqui, vocês estão inaugurando um sonho de pessoas que lutam aqui nesse extremo sul da cidade de São Paulo. Nós temos aqui desde creches que atende a mais de 4 mil crianças, de zero a quatro anos, e cerca de 2.500 idosos em dois projetos, e vocês estão inaugurando nosso projeto de jovens e adultos, então temos orgulho de recebê-los aqui. Boa sorte a todos e sejam muito bem vindos”.

E mais novidades serão anunciadas em breve. “O objetivo da AFEAL, junto com a SOBEI e as instituições parceiras é colocar o curso de desenho de esquadrias e também o curso de instalações de esquadrias de alumínio na sequencia para qualificação”, adianta Luís.

O curso Básico de Serralheria em Alumínio terá 160 horas aula, e acontece de segunda a sexta-feira das 19h às 22h na SOBEI, unidade da Rua Rubens Montanaro de Borba, 477.

Eventos

Palestra "Estratégias e Soluções para a gestão das PMEs", 13/06/19

13/06/2019

Circuito de Negócios AESUL - 30/05/19

30/05/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria