Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Primeiro Curso Básico em Serralheria de Alumínio da região forma sua primeira turma
14  FEVEREIRO  2012 

Primeiro Curso Básico em Serralheria de Alumínio da região forma sua primeira turma

Primeiro Curso Básico em Serralheria de Alumínio da região forma sua primeira turma

No último dia 09 de fevereiro os alunos do primeiro Curso Básico em Serralheria de Alumínio receberam seu diploma de formatura na sede da AESUL – Associação Empresarial da Região Sul. Fruto de um longo período de planejamento, o projeto de qualificação de mão-de-obra profissional em serralheria de alumínio saiu do papel após uma parceria formada por várias entidades e empresas parceiras como: AFEAL, AESUL, SOBEI, SENAI, Alumicentro, AluService, Divinal, Esquadralum, Fise, Hydro e Unibox.

O curso que funciona na sede da SOBEI tem por objetivo proporcionar qualificação de nível básico a profissionais que atuarão na fabricação de esquadrias de alumínio (janelas e portas). Bastante abrangente, o curso prepara o aluno para utilizar vários tipos de materiais e sistemas, equipamentos, ferramentas e acessórios, de acordo com suas características técnicas e aplicações.

Compôs a mesa de cerimônia para entrega dos diplomas, o Presidente da AESUL, Renato Jardim; o Presidente da AFEAL, Lucínio Abrantes dos Santos; Mônica Santana Marques de Oliveira, Agente de Treinamento da Escola SENAI Suíço-Brasileira; José Abrantes Assir, Diretor Administrativo da SOBEI; e o Vereador Antonio Goulart. Também estiveram presentes à cerimônia membros da diretoria executiva e o Vice Presidente da AESUL, Juarez Amaro, bem como vários empresários da região e familiares dos formandos. “Esse sonho que se concretiza hoje é um sonho do Juarez há pelo menos uns quatro anos. Este é o início, espero que o trabalho possa ser divulgado e ampliado. Estamos muito honrados em participar disto”, destaca Renato Jardim.   

Para o Presidente da AFEAL “esse é um projeto que promete muito, é a primeira turma, mas entendermos que podemos aumentar o número e vamos levar isso a outras regiões e a outras localidades. Quero cumprimentar os formandos, seus familiares e todos aqueles que tornaram possível a implantação deste curso básico de serralheria na SOBEI”. Lucínio ainda acrescenta: “Eu sei da responsabilidade das entidades incentivadoras, dos ideais que alimentam as mentes e os corações dos jovens responsáveis pelo futuro do Brasil, quero dizer que só vencerão aqueles que souberem fazer uma escolha, porém toda escolha exige daqueles que a faz uma grande renuncia, e aí é aproveitar essa escolha para levar em frente, vocês estão de parabéns, pois estão aqui porque fizeram a escolha certa. É possível fazer escolhas que enobreçam as nossas vidas, porém não se preocupem, pois nem todas as escolhas dão certo, mas não devemos deixar de acreditar e evoluir, precisamos buscar conhecimentos através de estudos e leituras construtivas e motivadoras, o ideal é a mola propulsora que nos lança para o futuro. Acreditarmos naquilo que escolhermos fará com que consigamos renunciar todos os caminhos incompatíveis com o sucesso de nossas escolhas. Jovens acreditem naquilo que fazem e façam aquilo em que acreditam, sejam vencedores. Parabéns!”.

Representando a SOBEI, Assir, disse em seu pronunciamento que a entidade estava apenas seguindo a sua vocação. “Ainda fazemos tudo muito artesanal, mas a SOBEI cada vez mais se especializa, cada vez mais contrata profissionais competentes, como é o caso da Ângela que está tocando esse projeto, então essa é a vocação da SOBEI, como é a vocação da AESUL e das entidades aqui da região de Interlagos. Aos rapazes quero dizer que a eles foi ensinado o caminho, pois a AFEAL, SOBEI, AESUL e SENAI mostraram esse caminho, resta a vocês agora segui-lo”.        

De acordo com Mônica, o SENAI mais uma vez fez o seu papel, para ela os jovens devem aproveitar as oportunidades que aparecem e buscar qualificação. “A qualificação profissional é algo que nós precisamos trabalhar bastante, quando falamos do desemprego em nosso país sabemos que o maior problema é a capacitação profissional, então temos buscar escolas e buscar o conhecimento”.

Grande incentivador do projeto, o Vereador Antonio Goulart lembrou o quanto é importante a qualificação profissional para abrir portas para o mercado de trabalho. “Todos os alunos que participaram do curso já estão trabalhando. É uma honra muito grande poder participar deste momento, tenho certeza que num futuro próximo todos os alunos serão grandes profissionais e espero que sejam grandes empresários também. Parabéns a todos!” Goulart falou ainda sobre o empenho e dedicação de muitos para que o curso fosse implantado na região. “Algumas pessoas se destacaram muito nesta iniciativa, dentre elas o Fernando da AFEAL; o Ronaldo, nosso Ex-Presidente da AESUL e o Juarez, nosso Vice-Presidente da AESUL, que também é diretor da AFEAL”. 

Profissional da área administrativa na Unibox, o formando Wagner Hepp conta que o curso o ajudou a entender os processos da empresa na prática.  “Foi um curso muito interessante para nós adquirirmos mais conhecimentos técnicos. Tivemos alguns problemas iniciais por sermos a primeira turma, mas foi muito produtivo. Eu já trabalho na área, mas na parte administrativa, então eu tive a oportunidade de treinar na prática, e isso é muito importante. Outro fato que eu achei interessante é que o curso tem um apelo social muito grande, e essa inclusão social é importante, pois dá oportunidade aos jovens que não têm uma profissão para eles conquistarem o seu lugar no mercado de trabalho, além de tudo isso capacita uma mão-de-obra que é extremamente escassa”.

Idealizador do curso, Juarez Amaro que também é Diretor da Esquadralum não mediu esforços para que o projeto saísse do papel. “Há quatro anos vínhamos trabalhando para realizar este curso aqui na Zona Sul e com o apoio dos nossos Ex-Presidentes Márcio e Ronaldo demos início a este sonho que acabou se concretizando agora na gestão do Renato Jardim. Hoje é a formatura desta primeira turma piloto, tivemos algumas dificuldades no decorrer deste curso, mas conseguimos levá-lo até o final, foram 14 formados, estão todos de parabéns. Foi uma grande luta, mas nós conseguimos, chegamos ao final, então está dado o primeiro passo, daqui para frente mais turmas vão se formar, e nós teremos cursos de Desenho Técnico e Curso de Instalação e Automação de Janelas”, ressalta.

Juarez ainda anuncia mais novidades para as próximas turmas: “com a ajuda do Vereador Antonio Goulart, conseguimos firmar uma parceria com o CAT – Centro de Apoio ao Trabalhador, através do Secretário Marcos Cintra, e nos próximos cursos teremos o apoio da CAT com uma bolsa para custear algumas despesas, como transporte principalmente, então além dos alunos aprenderem uma profissão eles irão receber para estudar. Eu estou extremamente feliz e só tenho a agradecer a todos que apoiaram esse projeto”.

Laércio Saes, Professor da primeira turma deixa uma dica para os jovens: “esta é uma área bastante promissora, que vem crescendo muito, e com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos a construção civil vai empregar muitas pessoas, então é interessante se capacitar e investir nesta área”.      

Conheça os formandos da primeira turma:

Damazio Maia Moreira Matias;
Everton Pereira Machado;
Ivanilton de Jesus Reis;
Murilo Teixeira de Almeida Luiz;
Rodrigo Aparecido Silva;
Uillian Marques de Almeida;
Wagner Hepp
Kaique fernandes Gonçalves;
Leonardo da Silva Apolinato;
Marcelo da Costa Ceribelli;
Rafael Serra Fernandes;
Rodolfo da Silva Cabral;
Rodrigo Melo Ferreira;
Willian Basaglia Cirino

A segunda turma do Curso Básico de Serralheria em Alumínio terá início ainda este mês. O curso tem 160 horas aula, e acontece de segunda a quinta-feira das 19h às 22h na SOBEI, unidade da Rua Rubens Montanaro de Borba, 477. Não perca a oportunidade de se inscrever para as próximas turmas. Informações podem ser obtidas na AESUL através do telefone (11) 5666-3825.

 

 

 

Eventos

Rodada de Negócios AESUL - 24/08/18

24/08/2018

Liderança e Gestão Eficazes: Todos Motivados e Envolvidos!

16/08/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria