Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Projeto Encantar proporciona melhoria de vida aos idosos do asilo Casa de Acolhida Filhos Prediletos
26  AGOSTO  2011 

Projeto Encantar proporciona melhoria de vida aos idosos do asilo Casa de Acolhida Filhos Prediletos

Há quase quatro anos que um grupo de amigos se reúnem para ajudar o próximo através do Projeto Encantar. O que começou com pequenos trabalhos voluntários foi ganhando força e cada vez mais adeptos e no mês de agosto o grupo concretizou mais um trabalho, desta vez no asilo “Casa de Acolhida Filhos Prediletos”, mantido pela Fraternidade Missionária O Caminho, localizado na Vila Natal, no extremo sul de São Paulo. “Através dos nossos trabalhos voluntários um amigo nosso que é Padre nos indicou o asilo como sendo uma casa que precisava de bastante ajuda, pois o local acolhe idosos moradores de rua que se encontram doentes”, explica Claudia Rodrigues, voluntária do Projeto Encantar.

Claudia conta que devido à situação dos idosos, só é possível fazer algo por eles no sentido de melhorar o conforto na moradia. “Nós não temos muito como trabalhar a parte social para eles, mas sim a melhoria da estrutura da casa e é isso que o projeto tem feito há mais ou menos dois anos. Nós construímos primeiramente uma lavanderia, que era a necessidade imediata, pois eles precisavam lavar roupa de cama e de banho que é trocada diariamente, e eles não tinham como fazer isso. Depois nós forramos o teto dos quartos, porque é uma região muito fria, chovia dentro dos quartos, e caia muita sujeira na cama deles. Agora, nós estamos fazendo o calçamento na frente da casa, para que os cadeirantes tenham mais espaço para circular fora da casa, pois como o terreno era muito ruim eles não conseguiam sair, então o projeto identificou isso como uma qualidade de vida para eles. Posteriormente também iremos fazer uma jardinagem, fora isso nós ajudamos também com as urgências do dia a dia deles como fraldas, materiais descartáveis, medicação e alimentação. A AESUL tem nos ajudado também nessas campanhas, e o Rotary também vai colaborar, é um trabalho que está dando certo, está crescendo, e cada vez mais entrando novos parceiros”.

O piso do asilo que acaba de ficar pronto começou a ser planejado em setembro do ano passado, quando o Projeto Encantar comemorou o aniversário de três anos. “Nós organizamos um jantar beneficente, e toda a renda obtida neste jantar já tinha um destino certo: a ‘Casa de Acolhida Filhos Prediletos’, por isso o dia de hoje é muito especial para o Projeto, já fizemos muitas coisas, mas particularmente esse asilo nos chama muito a atenção. Temos um carinho muito grande por eles porque realmente são extremamente carentes. O que nós fizemos aqui já estávamos prevendo há um ano, nós criamos esse objetivo, então para nós é uma satisfação enorme. Quando tudo estiver pronto vai ser uma alegria muito grande”, destaca o Presidente do Projeto Encantar Jorge Luiz Cunha

O asilo “Casa de Acolhida Filhos Prediletos” é um projeto da Fraternidade Missionária O Caminho, que recebeu o nome de Casa Madre Tereza, devido à espiritualidade do local, e por cuidar dos pobres. “A casa existe há 10 anos e conta com mais ou menos umas 20 vagas e está lotada, inclusive acolhemos três idosas que estão aqui desde o começo da fraternidade”, explica a Missionária Ludmila C. Souza Silva.

Além dos 10 missionários que cuidam dos idosos, a ajuda para manter o espaço vem de diversas formas. “Têm pessoas que vem para ajudar como voluntárias. A Dona Maria, por exemplo, faz a comida dos idosos, também tem aqueles que ajudam com dinheiro, com doações de roupa e de alimento. O dinheiro é para pagar conta de água, luz e telefone. Constantemente estamos precisando muito de leite, manteiga, óleo, arroz e  feijão que são necessidades diárias em alimentação. Tem grupos sociais como o Projeto Encantar ou pessoas individuais que gostam do trabalho e nos ajudam, e assim a gente vai vivendo. Quem quiser pode vir conhecer o espaço, trazer alimentos, roupas, dinheiro, inclusive algumas roupas tem uma senhora que junta tudo e  uma vez por mês monta um bazar aqui na nossa casa mesmo e todo dinheiro arrecadado nos ajuda a pagar as contas”.

Ajudar o próximo muitas vezes engrandece a própria pessoa, conforme destaca Claudia. “Eu ganho mais do que eu dou é um sentimento muito gratificante. Saímos de qualquer casa, não só do asilo, com uma sensação de que a gente tem muito, e que podemos dividir o que temos que ainda sobra”.

Quem tiver interesse em ajudar pode fazer uma visita a Fraternidade e ao asilo “Casa de Acolhida Filhos Prediletos” que está localizado na Rua Lima Natal, 99B – Vila Natal – São Paulo. 

Eventos

Palestra "Estratégias e Soluções para a gestão das PMEs", 13/06/19

13/06/2019

Circuito de Negócios AESUL - 30/05/19

30/05/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria