Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Projeto Oportunidades inicia carreira profissional de jovens em corretora de seguros
15  ABRIL  2013 

Projeto Oportunidades inicia carreira profissional de jovens em corretora de seguros

Vivenda da Criança e Brasil Insurance Classic se unem para introduzir moradores de Parelheiros em mercado de trabalho

Obter a primeira oportunidade profissional não é fácil para um grande número de brasileiros, principalmente os que vivem em regiões carentes. No entanto, muitas pessoas estão se mobilizando para mudar esta realidade e ajudar jovens que querem trabalhar.

Um exemplo é a Associação Beneficente Vivenda da Criança, que atua na região de Parelheiros, uma das mais pobres da periferia de São Paulo. Além de diversos programas sociais, a ONG criou o Projeto Oportunidades, que prepara jovens de acordo a Lei do Jovem Aprendiz (nº 10.097).

A instituição, inclusive, foi recomendada pelo Unicef para formar e capacitar jovens para a aprendizagem profissional de acordo com esta Lei. Os cursos de assistente administrativo e informática, que fazem parte dos módulos do curso preparatório da aprendizagem, contam com a chancela do SENAI.

Uma das empresas que abraçou esta causa foi a corretora de seguros Brasil Insurance Classic, que atua na área de seguros massificados. Foram contratadas duas jovens: Mikaely Pereira e Jéssica Martis, que atuam na área administrativa desde 2012.

Para Mikaely Pereira, uma das jovens selecionadas pela Brasil Insurance Classic, o ensinamento do projeto vai muito além da rotina de um escritório. “Aprendemos a pensar em coisas que julgamos irrelevantes, a trilhar caminhos para chegar aos nossos objetivos e, o mais interessante, acabamos aprendendo cada vez mais sobre nós mesmos”, afirma. 

A jovem sempre teve vontade de trabalhar e, por isso, se inscreveu no projeto. Mikaely trabalha na parte administrativa e acredita que está dando um grande passo para o futuro que almeja. “Sinto-me em uma sala de aula, aprendo a cada segundo. Tenho ótimos professores, que têm uma paciência extraordinária; sei que as lições que aprendo aqui darão um alicerce para que eu possa, dia após dia, me tornar uma profissional eficiente e capaz de superar expectativas”, completa.

Com o apoio da família, seu sonho de se formar em duas faculdades, arquitetura e engenharia, não está mais tão distante como antes. “Depois que comecei a trabalhar, pude começar a pôr em pratica coisas que antes ficavam somente na teoria. Comecei meu curso de edificações e isso é uma grande realização pra mim”.

Os jovens participantes do projeto já fazem planos para o futuro e conseguem enxergar um caminho melhor. “Venho aprendendo coisas novas todos os dias, coisas que me fazem amadurecer como uma profissional. Tenho aprendido a me comportar, falar e atender clientes e sei que isso me dará uma ótima bagagem para um futuro brilhante”, declara a Jovem Aprendiz, Jéssica Martins, que já declara o trabalho feito com a Brasil Insurance Classic como o início de uma carreira de sucesso.

“Estes jovens iniciaram ajudando-nos em tarefas simples. Com o passar do tempo, fomos dando atividades um pouco mais complexas. Esta ação foi uma surpresa para nós, pois o empenho e dedicação deles, no intuito de corresponderem, superaram nossas expectativas. Percebo a Vivenda uma Instituição que acompanha, desenvolve, orienta, cuida e esta atenta aos jovens, para que cresçam e sejam pessoas felizes, dedicadas, dignas e bem sucedidas. Parabenizo a Vivenda como Instituição e seus profissionais, que são pessoas de Deus, preocupadas em dar uma condição melhor, gerando oportunidade de emprego a pessoas em uma comunidade tão carente”, declara Denival Ignacio, superintendente administrativo da Brasil Insurance Classic.

O programa

A empresa interessada e obrigada a cumprir a Lei 10.097/2000 firma contrato com a Vivenda da Criança – Projeto Oportunidades. Juntamente com um profissional da instituição são definidas as funções que o jovem irá exercer em seu aprendizado prático (na empresa conveniada).

A lei que estabelece que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. 

A Vivenda indica jovens – dentro do perfil do programa de aprendizado prático – para entrevistas e seleção. O jovem selecionado é encaminhado para a empresa a partir da formalização do respectivo contrato com a assistência de um dos seus representantes legais, tendo 4 dias na semana de aprendizado prático e um dia na Vivenda de aprendizado teórico – durante todo o contrato. As 80h iniciais do contrato serão dedicadas exclusivamente à formação teórica na Instituição formadora. 

Sobre a Vivenda da Criança – Fundada em 1989, pela religiosa Irmã Yvone Venditti, a Associação Beneficente Vivenda da Criança (www.vivendadacrianca.com.br) atende mensalmente mais de quatro mil pessoas carentes na região de Parelheiros, extremo sul de São Paulo, uma das áreas mais pobres da periferia do município. São mais de dois mil m² de área construída e um extenso espaço verde com cerca de 6.700m², com jardim arborizado, horta e pomar. Para atender de forma cada vez mais eficiente a famílias inteiras, a Associação conta com os serviços de experientes profissionais em iniciativas sociais e oferece projetos como o SASF - Serviço de Assistência Social à Família e o CCA - Centro da Criança e do Adolescente, ambos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, além do Projeto Oportunidades (Lei do Jovem Aprendiz) e Oficinas do Centro Profissionalizante, que são mantidos pela própria instituição.

Eventos

Rodada de Negócios AESUL - 25/05/18

25/05/2018

Jogo "Inteligência da Comunicação"

22/05/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria