Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Semana Mesa SP discute influências ancestrais da cozinha brasileira
23  OUTUBRO  2013 

Semana Mesa SP discute influências ancestrais da cozinha brasileira

Maior acontecimento de enogastronomia da América Latina, o Semana Mesa SP de 2013 resgatará traços e influências ancestrais da comida brasileira e, a partir deste diálogo com as origens, projetará as tendências da cozinha internacional. Com o tema Raízes – De Onde Viemos e Para Onde Vamos, a 10ª edição do evento será realizada de 5 a 8 de novembro, e contará com a presença de chefs de diferentes escolas do mundo.

Com intensa agenda de atividades, chefs, especialistas e público em geral participam de palestras, feiras de produtos, aulas e degustações ininterruptas. Nomes internacionais como de Magnus Nilsson (Faviken, Suécia), Christian Puglisi (Restaurant Relae, Dinamarca) e Anita Klemensen (Cottarge, Dinamarca) participam da programação ao lado de chefs nacionais, como Alex Atala (D.O.M), Ana Luiza Trajano (Brasil a gosto), Dagoberto Torres, (Suri Ceviche Bar), Jefferson Rueda (Attimo), Alberto Landgraf (Epice), entre outros.

Com organização da revista Prazeres da Mesa em parceria com o Senac São Paulo, o Semana Mesa SP é considerado uma referência para o setor. “Nossa intenção, em 2013, é resgatar a riqueza de nossa cozinha e seus produtos, sem desconsiderar as influências externas que ajudam a compor essa identidade gastronômica”, revela Mariella Lazaretti, diretora da publicação e coordenadora geral do encontro. 

Para enfatizar o tema do evento, durante os três dias, serão exibidos vídeos curtos, que resgatam as características e técnicas de alimentação de diferentes matrizes culturais presentes em terras brasileiras, entre as quais indígena, portuguesa, africana, italiana, árabe, japonesa e alemã. Os vídeos produzidos pela equipe de reportagem da revista foram gravados em diferentes partes do país.

O sucesso do Semana Mesa também é refletido pelo interesse dos brasileiros em seguir a carreira. “O Senac é referência na área de gastronomia e ter chefs de destaque no cenário nacional e mundial formados na instituição engrandece o pioneirismo na área e seu amplo currículo, que abrange desde curso técnicos, graduação a parcerias internacionais”, afirma Gisela Redoschi coordenadora da área de gastronomia do Senac São Paulo.

Programação

O Semana Mesa SP é estruturado em quatro blocos de atividades, Mesa no Cinema, Mesa Tendências, Mesa ao Vivo, Mesa na Cidade.

Em 14 de outubro, o Mesa no Cinema abriu as atividades com exibição de longas-metragens no CineSesc, nos quais o público pode degustar petiscos e comidinhas preparadas pelos chefs Cássio Prados, Morena Leite, Dani Padalino e Vivi Barros em uma proposta de reinterpretação dos filmes exibidos.

O congresso Mesa Tendências e Mesa ao Vivo compõe a programação central, realizada no Centro Universitário Senac - Santo Amaro, em um espaço de 10 mil metros quadrados.

O Mesa Tendências é o congresso voltado a estudantes e profissionais da gastronomia que ocorre entre 5 e 7 de novembro e conta com palestras e workshops ministradas por chefs renomados de diversas partes do país e do mundo. Dentro da programação destacam-se as palestras “O jeito nórdico de usar a natureza na gastronomia” de Anita Kemensen, “Alicerce para a construção da nova cozinha brasileira” de Ana Luiza Trajano, “Complexity in Simplicity” de Christian Puglisi, entre outros.

Com programação aberta ao público em geral, o Mesa Ao Vivo, por sua vez, traz, entre 6 e 8 de novembro, mais de 60 atividades simultâneas, como aulas abertas de gastronomia, degustações, exposições de produtos e performances de chefs em cozinhas especialmente montadas para a ocasião. O público tem a oportunidade de acompanhar a produção da revista Prazeres da Mesa ao vivo, degustando produtos e participando de aulas práticas com os principais chefs do Brasil. Ao final, os pratos são fotografados e cinco deles disputam a capa da publicação em votação aberta no site da revista.

Os presentes podem, também, aproveitar do Melhor das Cidades. Realizado das 17 horas às 21h40 (em sessões de 40 minutos), a atração apresenta as criações do Mesa ao Vivo com a participação de bares, restaurantes e banqueteiros, como Big Kahuna Burger, BOS BBQ, Frangó, Caro Amigo Chopp Bar, Café Journal, Fulana Restaurante, Nakombi, Quiosque Ponto 13, entre outros.

“Nestes 10 anos, o Mesa Ao Vivo continua surpreendente. Cresceu em qualidade e diversidade. Se na primeira edição, por exemplo, reunimos oito chefs e um público aproximado de 800 pessoas, hoje temos 100 chefs e um público de 14 mil”, destaca Ricardo Castilho, diretor editorial de Prazeres da Mesa.  Segundo ele, o evento já se consagrou como uma “festa democrática da gastronomia”, capaz de se renovar a cada ano, atrair novos participantes e atender as necessidades e expectativas de públicos diversos, entre estudantes, profissionais, curiosos e apreciadores da boa mesa.

Paralelamente a estas atividades, o Festival Gastronômico Mesa na Cidade reúne menus exclusivos dos principais restaurantes da capital paulista, executados em conjunto com chefs internacionais. Batizado como Jantares Magnos, estes encontros têm vagas limitadas e são realizados em diferentes casas da cidade. Jefferson Rueda e Jakob Mielke, no Attimo; Alex Atala e Mauro Colagrecco, no Dalva e Dito; Alberto Landgraf e Christian Puglisi, no Epice; Ligia Karazawa e Pere Planagumà, no Clos de Tapas. Completam a série Wagner Rezende, Lucas Corazza e Jerome Ferre no Chef Rouge e, Flávio Miyamura e Anita Kemensen no Miya.

Gastronomia e livros

Da mesma forma que a carreira de gastronomia, os livros sobre o tema têm despertado crescente interesse dos leitores. Os títulos desse segmento, por exemplo, são responsáveis por 28% das vendas e 18 % dos títulos do catálogo da Editora Senac São Paulo.

Nesta edição do Semana Mesa, autores como Ana Trajano, Dagoberto Torres, Heiko Grabolle, Renato Freire. Nelusko Linguanotto Neto, Concetta Marcelina, Débora Oliveira, que estão confirmados para as atividades oficiais, participam de sessão de autógrafos de seus recentes lançamentos. Sempre realizadas no espaço da editora, estas sessões estão programadas para ter início logo após a participação do autor no calendário oficial do evento.

Serviço:

Semana Mesa SP – http://www.semanamesasp.com.br

Tema: Raízes – De onde viemos e para onde vamos

Data: 5 a 8 de novembro

Realização: Revista Prazeres da Mesa e Senac São Paulo

Mesa no Cinema

Local: CineSesc

Endereço: Rua Augusta, 2.075 Cerqueira César – São Paulo – SP

Data: 14 a 17 de outubro

Mesa Ao Vivo

Local: Centro Universitário Senac - Santo Amaro

Endereço: Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro

Data: 6 a 8 de novembro

Mesa Tendências – Congresso Internacional de Gastronomia de São Paulo

Local: Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Santo Amaro

Endereço: Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro

Data: 5 a 7 de novembro

Mesa na Cidade

Local: variado

Preço: Ingressos entre R$ 200 e R$ 400, de acordo com o restaurante escolhido.

Data: de 5 a 8 de novembro

Eventos

Rodada de Negócios AESUL - 24/08/18

24/08/2018

Liderança e Gestão Eficazes: Todos Motivados e Envolvidos!

16/08/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria