Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Semdet lança projeto de capacitação na área de varejo para jovens de baixa renda
31  DEZEMBRO  1969 

Semdet lança projeto de capacitação na área de varejo para jovens de baixa renda

O projeto Learning for Life vai atender jovens na faixa etária de 18 a 20 anos que receberão bolsa auxílio no valor de R$ 321,89 mensais da Semdet. As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 2. 

A Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com a ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e a Diageo Brasil, lança novo projeto visando capacitar 100 jovens de baixa renda, na faixa etária de 18 a 20 anos, interessados em seguir carreira no setor varejista, principalmente na área supermercadista. Trata-se do projeto Learning for Life, que começa a receber inscrições de candidatos interessados nas 50 primeiras vagas na próxima segunda-feira, dia 2, até o dia 6, no posto de Interlagos do CAT-Centro de Apoio ao Trabalho, localizado na Av. Interlagos, 6.122 ou no posto CAT Luz na Av. Prestes Maia, 913. 

O curso terá duração de seis meses com aulas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h50, no Campus Álvaro Alvim, da ESPM. As aulas começarão no dia 1º de agosto, mas antes, os inscritos passarão por seleção e entrevistas nos dias 16 e 17 para identificar a situação socioeconômica de cada candidato. 

A Semdet fornecerá aos selecionados bolsa auxílio mensal no valor de R$ 321,89 por meio do Programa Bolsa Trabalho. Para participar, o candidato deve atender alguns requisitos legais indispensáveis como renda familiar de até meio salário mínimo mensal por membro da família, residir na cidade de São Paulo, estar desempregado há, no mínimo, quatro meses e não receber o seguro desemprego. É necessário, ainda, que o jovem esteja matriculado em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino ou que já tenha concluído o ensino médio, inclusive profissionalizante. 

Para o secretário substituto da Semdet, Tito de Oliveira, a iniciativa é de suma importância para o setor, uma vez que vai treinar jovens com dificuldades em conseguir um emprego para atuar em uma área carente de mão de obra qualificada. "As estatísticas do CAT mostram que algumas das funções mais difíceis de serem preenchidas sempre estão ligadas ao segmento varejista, como operador de supermercado ou para os setores de padaria, confeitaria etc. O projeto vai profissionalizar essa mão de obra para o varejo", ressalta. 

Metodologia - O Learning for Life será composto de aulas teóricas e práticas a serem realizadas, prioritariamente, nas dependências da ESPM, à rua Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana, com docentes especializados de acordo com cada conteúdo e experiência profissional. Porém, também estão previstas saídas técnicas e aulas práticas, com visitas periódicas a hipermercados ao longo dos módulos, laboratório de observação profissional no mercado e encontros sobre experiências profissionais com voluntários de diversas áreas da Diageo Brasil, que é uma das maiores empresas mundiais no segmento de bebidas. 

O curso está dividido em cinco módulos sendo que o primeiro trata da formação inicial do aluno, ensinando conceitos básicos sobre formação profissional, empreendedorismo profissional, cidadania e ética, entre outras disciplinas. O segundo promoverá a integração dos alunos com os profissionais da Diageo. Neste módulo, os jovens terão noções sobre consumo consciente, mercado do varejo, responsabilidade social, além de visitas monitoradas à fábrica da Cereser, em Jundiaí e ao CD-Centro de Distribuição da Diageo, em Vinhedo. 

No terceiro módulo, os professores falarão sobre administração e marketing, englobando atividades como qualidade de atendimento ao cliente, fundamentos de marketing, técnicas de vendas, logísticas, entre outras. O quarto módulo já entra em assuntos mais específicos, abordando temas como alimentos perecíveis e não perecíveis, padaria, bebidas, higiene e limpeza, entre outros. No último módulo, os jovens aprenderão sobre relações com o mercado, recebendo noções de temas como direitos do consumidor, direitos trabalhistas, informática e elaboração de currículos. 

Ao longo do curso serão realizadas várias formas de avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento do curso para melhor planejamento das futuras atividades, além de serem programados encontros conjuntos com os pais e alunos para integração e acompanhamento da família no processo de formação. No encerramento, os jovens receberão certificado e poderão ser encaminhados ao mercado de trabalho por meio de contatos previamente realizados com potenciais empregadores. 

Serviço: 

Inscrições para curso "Learning for Life" - Varejo 

Quando: de 2 a 6 de julho 

Onde: CAT Interlagos - Av. Interlagos, 6.122

           CAT Luz - Av. Prestes Maia, 913          

O candidato que tiver os requisitos necessários deverá comparecer ao CAT munido de RG, CPF, Carteira de Trabalho e nº do PIS - caso não possua PIS, o número será gerado no primeiro atendimento no CAT e caso não tenha Carteira de Trabalho, basta levar o RG (original) e uma foto 3x4 e tirá-la na hora.

Eventos

Treinamento Mídias Sociais

01/08/2018

Workshop "O Líder na nova Economia"

24/07/2018

Mega Rodada de Negócios AESUL

20/07/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria