Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Senador Aloizio Mercadante visita as instalações da Aesul
31  DEZEMBRO  1969 

Senador Aloizio Mercadante visita as instalações da Aesul

No último dia 16 de Novembro de 2009,  a AESUL – Associação Empresarial da Região Sul, teve a honra de receber em sua sede o Senador Aloizio Mercadante. A recepção contou com a presença da diretoria da AESUL, empresários da associação, dos Vereadores Antonio Goulart e Alfredinho, do Professor Benjamin Ribeiro da Silva, do Secretário de Obras e Planejamento de Embu-Guaçu, Márcio Brugnera e do Secretário de Transportes de Guarulhos, Celso Masson. Em seguida, foi servido um almoço nas dependências da Latam Gourmet.

Durante a visita, o Presidente da AESUL, Dr. Ronaldo do Prado Farias, entregou um oficio ao Senador que reivindica, entre outras questões, um PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, específico para região do extremo Sul da cidade de São Paulo; a retomada do Projeto Porto Brasil, em Peruíbe, do grupo EBX, liderado pelo empresário Eike Batista que contemplaria um enorme incentivo ao comércio exterior brasileiro e uma maior integração da Zona Sul Paulistana com importantes regiões do país, do litoral ao Centro-Oeste, e até com o MERCOSUL; a implantação de agências do INSS, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no Distrito de Parelheiros.

Aloizio Mercadante recebeu o oficio e disse que era um prazer imenso visitar a Zona Sul e conhecer as instalações da AESUL. “Fico muito entusiasmado em ver uma entidade empresarial com 400 associados. Iniciativas como esta do Aperitivo com Negócios eu achei interessantíssima, tanto a concepção, como a idéia de valorizar a integração regional. É bom estar aqui e ver empresários que estão saindo das suas empresas, porque não é fácil em meio a tantas responsabilidades ter compromisso social com a região para pensar e trazer boas oportunidades para as empresas e para a região”.

Em seu discurso o Senador ainda completou. “Não podemos mais deixar de ter esta perspectiva, de articular, de fazer ligações com o poder público, buscar iniciativas, atrair investimentos, então eu quero parabenizar vocês pela associação, pelo exemplo e pela motivação”.

Aloizio aproveitou a oportunidade para falar sobre o cenário econômico brasileiro e destacou que o país está passando por um momento bastante promissor. “O país consolidou a estabilidade econômica. Tivemos um esforço muito grande, principalmente nos dois primeiros anos do governo Lula para conseguirmos mudar nossa política externa, olhar mais para os países em desenvolvimento, para a Ásia, África, América do Sul e hoje temos quase 240 bilhões de dólares em caixa de reservas cambiais e nesta crise que foi a maior desde 29, vocês viram que nós conseguimos manter 200 milhões de dólares em caixa, então isso foi um teste muito importante e o Brasil sai fortalecido pela prudência da política econômica, pelo rigor, pela consistência, especialmente pelas contas externas. De um país devedor, durante 25 anos, prisioneiro da dívida externa, hoje nós somos credor do mundo, nós temos mais reservas do que dívidas, tanto que estamos emprestando 10 milhões de dólares ao FMI a um bom negócio porque paga juros acima do mercado, é um bom investimento. O Brasil deixou de ser problema no mundo para ser solução e isso traz um prestígio e um respeito muito grande”.                           

Aloizio falou sobre a demanda na área da educação e lembrou que a região precisa de investimentos nesta área. “Dobramos as vagas nas universidades públicas federais, criamos 14 novas universidades, tem que estar na pauta pensar em uma universidade federal e uma escola técnica federal para a Zona Sul, são duas coisas estruturais que mudam a região”.

Em seu discurso o Vereador Antonio Goulart reiterou a necessidade de mais investimentos em educação na região. “É muito importante, Aloizio, este investimento em educação aqui na região. AESUL e a SOBEI cumprem o papel que o estado não tem competência para cumprir que é a questão da educação. Nós temos hoje 4.300 crianças assistidas em nossas creches, são 7 unidades de creches, e 800 idosos beneficiados. Inauguramos no mês passado uma academia da terceira idade, iniciativa que faz parte de cada uma das pessoas da AESUL,  que é uma extensão da SOBEI e a SOBEI que é uma extensão da AESUL.  Agora vamos inaugurar os cursos profissionalizantes na SOBEI por iniciativa de alguns empresários da região que acreditaram que existia a possibilidade de fazer, porque não dá para pensar que o governo é um paizão. Esse time faz acontecer”.

Em seu primeiro mandato, o Vereador Alfredinho disse que pretende contribuir para o crescimento da região. “Temos uma preocupação voltada 24h para nossa luta aqui na região, para os seus problemas, suas belezas e riquezas. Eu acho muito importante o papel que vocês empenham aqui na região. Essa região não é mais a região do atraso, mesmo com todos os problemas tem demonstrado muito crescimento, recebeu investimento em várias obras, como a recuperação da Represa, a implantação dos Parques Lineares que são muito importantes para a região. Temos outras iniciativas a fazer, principalmente em relação ao transporte, por isso, independente de quem estiver no governo devemos pensar na região”.   
 
Para o Dr. Ronaldo, a visita do Senador significa reconhecimento em relação ao trabalho sério que a AESUL vem realizando. “A partir do momento que estamos despertando o interesse das grandes esferas políticas e sociais, isso demonstra o crescimento da AESUL e que nós estamos no caminho certo. O empresariado unido consegue muitas conquistas. Nós tivemos aqui na região com um dos maiores cargos do Poder Legislativo nacional, que veio conhecer a nossa entidade e vai levar os problemas da nossa região também para a esfera federal, então com certeza esta é mais uma conquista, não só da AESUL, mas de toda sua diretoria, e de todos que se empenham para o crescimento aqui da região”, finaliza Ronaldo.

{{GaleriaFotos}}

Voltar

Eventos

Nenhum Evento Encontrado

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria