Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Terceira turma conclui o curso em Serralheria de Alumínio na SOBEI
6  DEZEMBRO  2012 

Terceira turma conclui o curso em Serralheria de Alumínio na SOBEI

“Formamos no mês de novembro a terceira turma do nosso curso básico em serralheria de alumínio, mas sempre com dificuldade para preencher as vagas, mesmo o curso sendo totalmente gratuito, acredito, porém, que daqui para frente teremos mais facilidade em preencher as vagas, pois agora estamos contando com o apoio do CAT, que é Centro de Apoio ao Trabalhador, também fizemos banners e panfletos para poder divulgar mais o curso. As matriculas ainda estão abertas e podem ser feitas na SOBEI, na AESUL, na AFEAL e diretamente em quatro unidades do CAT: Interlagos, Jabaquara, Cidade Ademar e Parelheiros”, explica o Vice-Presidente da AESUL, Juarez Amaro, idealizador do curso.  

Juarez ressalta que as fichas de inscrição que serão preenchidas fora do CAT terão que passar por avaliação do CAT até para poder ter a bolsa de estudos que está sendo negociada junto ao CAT para os alunos virem estudar. “A intenção da escola é  capacitar mão-de-obra para as empresas do segmento na região que tem muita dificuldade em contratar porque não tem tempo de ensinar. Os alunos dessas três turmas já vieram praticamente empregados, tanto no segmento como não, mas já estavam trabalhando, então não foi muito proveitoso para as empresas. Muitas pessoas me cobraram que tentaram contratar os alunos, mas eles já estavam empregados, então não atingimos o nosso objetivo maior que é a capacitação de mão-de-obra para o mercado”, desabafa Juarez. 

Para aqueles que querem reciclar seus conhecimentos Juarez adianta que haverá novidades no curso, mas que agora a necessidade é outra. “No futuro teremos o aperfeiçoamento de mão-de-obra como de instalação e automação de janela, só que no momento temos que fortalecer esse grupo do curso básico de esquadrias de alumínio, é nisto que temos que focar e é isto que eu tenho levado para a AESUL e para a AFEAL, e é o que a SOBEI quer porque ela precisa mostrar o trabalho social dela”. 

Professor das três turmas já formadas no curso básico em serralheria de alumínio, o Tecnólogo Laércio Saes fala desta experiência. “O curso que nós damos é um curso completo, abordamos tudo que diz respeito ao ramo. Ensinar faz parte da minha vida gosto muito disto, digo para os meus alunos que se eles tiverem alguma dúvida podem me perguntar dez vezes se for preciso, que dez vezes eu vou explicar, pois eu não quero que nenhum aluno saia com dúvida. Ensinar é uma realização para mim”. 

Fruto de um longo período de planejamento, o projeto de qualificação de mão-de-obra profissional em serralheria de alumínio saiu do papel após uma parceria formada por várias entidades e empresas parceiras como: AFEAL, AESUL, SOBEI, SENAI, Alumicentro, AluService, Divinal, Esquadralum, Fise, Hydro e Unibox. O curso que funciona na sede da SOBEI tem por objetivo proporcionar qualificação de nível básico a profissionais que atuarão na fabricação de esquadrias de alumínio (janelas e portas). Bastante abrangente, o curso prepara o aluno para utilizar vários tipos de materiais e sistemas, equipamentos, ferramentas e acessórios, de acordo com suas características técnicas e aplicações. 

Gerson Gomes Siqueira que acabou de concluir o curso era motorista na empresa Esquadralum quando teve a oportunidade de passar a instalador. Já trabalhando na área se interessou em fazer o curso para aprofundar seus conhecimentos.  “Hoje eu  sei o que é uma esquadria de alumínio, antes eu não sabia como era feito todo processo de fabricação, agora eu tenho conhecimento da peça como um todo, de forma que hoje eu posso responder as dúvidas dos clientes quando estou instalando uma esquadria”, ressalta Gerson. 

Em busca de um novo mercado de trabalho para atuar Nilton Fernandes Terra também acaba de se formar na terceira turma. “Eu venho da área de informática e estou desempregado. Notei que no mercado está faltando mão-de-obra especializada nesta área, por isso estou tentando abrir um negócio de esquadrias de alumínio. Mesmo atuando com informática eu fazia alguns trabalhos na área de construção e precisei de esquadrias, tive que procurar no mercado e fazer cotação, então a partir daí achei interessante fazer um curso, aprender mais sobre o assunto. Eu gostei bastante do curso ele tem uma boa bagagem, e o local é bem apropriado”.  

O curso tem 160 horas aula, e acontece de segunda a quinta-feira das 19h às 22h na SOBEI, unidade da Rua Rubens Montanaro de Borba, 477. Não perca a oportunidade de se inscrever para as próximas turmas. Informações podem ser obtidas na AFEAL através do telefone (11) 3221-7144

Eventos

Palestra "Estratégias e Soluções para a gestão das PMEs", 13/06/19

13/06/2019

Circuito de Negócios AESUL - 30/05/19

30/05/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria