Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Utilização de moto aquática na Represa Guarapiranga terá regras para segurança dos banhistas
31  DEZEMBRO  1969 

Utilização de moto aquática na Represa Guarapiranga terá regras para segurança dos banhistas

A Prefeitura de São Paulo e a Marinha do Brasil realizaram na última terça-feira, dia 06 de março, a primeira reunião técnica para a definição de novas regras para o uso de motos aquáticas na Represa Guarapiranga. O grupo de trabalho encontrou-se no Comando do 8.º Distrito Naval, na Zona Sul, e realizou um diagnóstico da Represa e das medidas conjuntas que podem ser empregadas para aumentar a segurança dos banhistas.

"O objetivo principal é extinguir o conflito do veículo com o banhista, principalmente com uma ação educativa, não só para quem utiliza as 12 praias da Represa Guarapiranga, mas também para as pessoas habilitadas a conduzir qualquer veículo náutico", afirmou Ronaldo Camargo, Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras, após o encerramento do encontro.

Nesta primeira reunião também estiveram presentes o Capitão de Mar e Guerra Ciro Barbosa, o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edson Ortega, o Secretário Municipal de Controle Urbano, Orlando Almeida, e uma equipe da Capitania dos Portos. As reuniões técnicas definirão as diretrizes da ação conjunta na Represa Guarapiranga. 

"Daqui dez dias fecharemos um plano operacional e, muito possivelmente, assinaremos um convênio", explicou o Secretário Ronaldo Camargo. As operações no local envolverão a Guarda Ambiental, o Corpo de Bombeiros, a Marinha, as Subprefeituras da região e a Secretaria de Controle Urbano. 

Entre as propostas de atuação estão a divulgação de orientações de segurança, a ordenação do embarque e desembarque das motos aquáticas nas praias e a demarcação dos limites de navegação dos veículos na Represa Guarapiranga. As principais irregularidades identificadas são a alta velocidade das embarcações, a direção imprudente e a ingestão de álcool pelos condutores. 

A Represa Guarapiranga possui um perímetro de 85 quilômetros, abrangendo as Subprefeituras de Capela do Socorro, M'Boi Mirim e Parelheiros, além dos municípios de Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra. A Prefeitura de São Paulo criou sete novos Parques na Orla da Represa, sendo que quatro já estão em funcionamento, dois estão em obras e um ainda está na fase de projeto. 

Os banhistas ficam concentrados nas Praias do Sol e Guarujapiranga, dentro da jurisdição da Subprefeitura da Capela do Socorro, que, nos fins de semana chegam a reunir entre 10 e 15 mil pessoas. As duas praias já possuem delimitação de espaço para banhistas com bóias e área para entrada e saída de embarcações. 

Eventos

Nenhum Evento Encontrado

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria