Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

AESUL comemora 21 anos de existência
31  DEZEMBRO  1969 

AESUL comemora 21 anos de existência

Juliana Lopes e José Marcos de Lima

AESUL – Associação Empresarial da Região Sul, esta sigla representa centenas de empresas, milhares de empregos e milhões em negócios. São duas décadas de empenho pelo fortalecimento da economia local, e neste mês de junho a AESUL completou 21 anos de existência.

Há muitos motivos para comemoração, pois ao longo dos anos a AESUL cresceu e se solidificou, contribuiu com muitas conquistas para a região e hoje reúne aproximadamente 400 empresários. Tem demonstrado que realmente a união só traz benefícios. Nesses últimos 21 anos a AESUL esteve presente nas grandes vitórias e nas grandes batalhas da região, tem participado de tudo o que realmente interessa.

O Aperitivo com Negócios, que nasceu de forma tímida, numa roda de empresários que se juntaram para fazer negócios, ganhou força, credibilidade, se transforou na Expo AESUL com mais e melhores estandes, visitantes e parceiros a cada edição. Em 2010 ganhou ainda mais um ingrediente: o AESUL Fashion, que foi sucesso de público e já está confirmado para acontecer juntamente com a próxima Expo AESUL que ocorre nos dias 23 e 24 de setembro.  

Ao mobilizar lideranças, a AESUL impulsiona transformações e melhorias na qualidade de vida. A Assembléia Legislativa aprovou os novos Fóruns de Justiça para Capela do Socorro e M’Boi Mirim, após uma luta conjunta da AESUL, do Deputado Jorge Caruso,  do Vereador Antônio Goulart, da OAB Subseção Santo Amaro e diversos juízes. Agora, a próxima luta da AESUL é para desvincular o Alvará de Funcionamento da regularidade do imóvel, bandeira esta que está sendo erguida juntamente com o Vereador Antônio Goulart que apoia este projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo.

A valorização imobiliária é resultado dos investimentos na região. Um dos mais importantes, o Complexo Viário Jurubatuba e a nova ponte, vem de um abaixo assinado lançado na AESUL. A reativação dos trens de passageiros até Grajaú, com ciclovia paralela aos trilhos, rompe de vez o isolamento, o próximo passo agora e estender os trilhos até Varginha. 

A região que abriga um dos mais conceituados palcos da velocidade do mundo vem ganhando importância estratégica, uma nova gestão chega ao Autódromo de Interlagos com planos ousados de remodelações, crescimento e maior proximidade com a comunidade, e a AESUL já está empenhada em contribuir com o que for preciso. O Trecho Sul do Rodoanel exigiu muita negociação e compensações ambientais, que foram plenamente atendidas. O debate sobre um acesso local à rodovia é incentivado pela AESUL que mantém na entidade um abaixo-assinado com esta reivindicação. A postura da entidade é a de sempre se envolver nas questões de interesse público.
 
A revitalização da orla da Guarapiranga com a desapropriação dos imóveis que impediam a visão da Represa e a instalação dos novos parques resgata a vocação original de Interlagos: a do turismo e do lazer, e os olhares estão cada vez mais voltados para a Represa, prova disso é o convênio assinado no dia 07 de junho pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Sabesp, que prevê uma série de novas ações para ampliar a limpeza da Represa, através do Programa Nossa Guarapiranga. A volta do nome da Avenida Atlântica, iniciativa do Vereador Goulart, contribuiu para o resgate da identidade local defendida pela AESUL. Outro ingrediente nesse processo é o retorno do monumento Heróis da Travessia do Atlântico, que foi retirado da região e levado para a Avenida Brasil, extraindo um pedaço da história da nossa região. Agora o monumento pode ser apreciado no Parque da Barragem por todos que passarem pela Avenida Atlântica ou forem até o Parque para curtir um passeio em família.
 
A AESUL tem forte atuação junto aos Consegs – Conselho Comunitário de Segurança, Apoia entidades reconhecidas pela atuação comunitária, como a SAI - Sociedade Amigos de Interlagos, SOBEI - Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos e o Rotary Clube Cidade Dutra. Está sempre ao lado de iniciativas que levam amparo e alegria a quem mais precisa. E para apoiar e acompanhar os projetos de inclusão social, de modo a extrair deles o máximo proveito, lançou o FIS - Fundo de Investimento Social da AESUL, que já começa a mostrar os seus primeiros resultados, ao apoiar o projeto Caminhando, que atende crianças com necessidades especiais, ao fazer a doação de caiaques através da Atlântica Boats ao Clube Escola, que funciona nas dependências do Clube ADC Eletropaulo, e irão ajudar a atender um maior número de crianças, entre outras ações.
 
O idealismo é a marca de todos os presidentes à frente da associação. Sentimento herdado do pequeno grupo de comerciantes que em 1990 redigiu a ata de criação da antiga ACPI. O nome mudou para acompanhar a evolução da entidade que ao longo dos anos foram muitas. A entidade criou novas diretorias, como a de Esportes que caiu no gosto dos associados, pois além de se divertirem nos campeonatos de Futsal, Tênis e Kart, se aproximaram, formaram novas amizades e principalmente realizaram negócios, se tornando mais uma importante ferramenta da AESUL.   

Outras inovações vieram, como a Revista CompanySul, o Portal AESUL e a TV AESUL, e agora a AESUL já está trabalhando no Vídeo Institucional e no Anuário AESUL, que serão disponibilizados gratuitamente aos associados. No Vídeo Institucional de até 1’30” o associado poderá apresentar suas instalações, produtos e serviços, e tem como objetivo  formar uma vitrine eletrônica das empresas que compõem a AESUL, numa espécie de “Aperitivo com Negócios virtual”. Uma a uma, as empresas poderão ser conhecidas a qualquer hora, bastando para isso acessar o Portal AESUL. Já o Anuário AESUL, é uma publicação em que todo associado terá à disposição uma página, também gratuitamente, para divulgar seus produtos e serviços. A primeira edição do Anuário está prevista para ser publicada no início de 2012.

“A AESUL está mais madura, são 21 anos de muito trabalho, muita dedicação, muitas pessoas que passaram pela AESUL se dedicaram demais e outras que estão chegando estão mostrando o mesmo empenho em beneficio de uma região. Intensificamos as ferramentas de negócios para que os empresários da região fizessem negócios entre si e se desenvolvessem ainda mais, tenho certeza que a AESUL vai passar de 100 anos, permanecer atuante e com cada vez mais associados”, destaca o Presidente da AESUL Renato Jardim.

Eventos

Treinamento Mídias Sociais

01/08/2018

Workshop "O Líder na nova Economia"

24/07/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria