Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Inmetro lança pesquisa sobre acidentes de consumo
12  JANEIRO  2015 

Inmetro lança pesquisa sobre acidentes de consumo

Consumidor pode responder o questionário até o dia 28/01 e também relatar acidentes sofridos

Às vésperas de comemorar 20 anos de existência, em 2015, de seu Programa de Análise de Produtos, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) convida a população a conhecer o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidente de Consumo (Sinmac), um banco de dados alimentado por relatos de consumidores que sofreram acidentes de consumo, e a responder à nova pesquisa sobre acidente de consumo (www.inmetro.gov.br/pesquisa). O objetivo é identificar os produtos e serviços que oferecem mais risco à saúde e à segurança do consumidor para subsidiar a lista de produtos que serão analisados nos próximos anos e também aprimorar critérios de avaliação em prol da segurança do usuário.

“Um acidente de consumo acontece quando um produto ou serviço prestado provoca danos ao consumidor, quando utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso do fornecedor. Essa lesão pode ser causada por um defeito do produto, pela falta de informação adequada ou ainda por informações incorretas em relação ao seu uso”, destaca Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade.

Muitos registros de acidentes relatados pelos consumidores no Sinmac se tornaram temas do Programa de Análise de Produtos. A partir da contribuição da população, são implementadas ações de melhoria, como a criação de regulamentos técnicos, programas de avaliação da conformidade compulsórios e campanhas orientativas, entre outras ações.

O consumidor pode participar da pesquisa até 28 de janeiro. Basta acessar o site www.inmetro.gov.br/pesquisa e responder as questões. Já para saber mais sobre o Sinmac e enviar relato sobre um acidente de consumo que tenha sofrido, basta acessar a página www.inmetro.gov.br/sinmac

Sobre o Sinmac – O Inmetro monitora os acidentes de consumo em um banco de dados, por meio dos relatos de consumidores no site institucional. O Sinmac disponibiliza relatórios e dados estatísticos de acidentes de consumo registrados no país, com detalhes sobre os acidentes, como filtros por tipo e classe de produto e estado. Atualmente, eletrodomésticos, utensílios domésticos, produtos infantis e embalagens lideram o ranking de acidentes de consumo. 

 

 

Eventos

Rodada de Negócios AESUL - 24/08/18

24/08/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria