Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

64ª Romaria de Santo Amaro reúne mais de 700 rumo à Pirapora do Bom Jesus
19  ABRIL  2015 

64ª Romaria de Santo Amaro reúne mais de 700 rumo à Pirapora do Bom Jesus

No dia 18 de abril, a Romaria de Santo Amaro reuniu cerca de 700 cavaleiros que partiram do Largo Bonneville, região central de Santo Amaro, rumo a Pirapora do Bom Jesus, há 60 quilômetros do centro da capital. A romaria é uma das últimas tradições que segue viva no coração dos santamarenses e remonta um costume do século XIX ao atrair cavaleiros de várias regiões da zona sul e cidades como Itapecerica da Serra e Embu Guaçu. 

A caravana partiu às 8h do Largo Bonneville e cruzou as ruas do centro histórico passando pela Catedral de Santo Amaro, Avenida João Dias, e de lá para Pirapora do Bom Jesus seguindo o mesmo caminho que era feito pelos cavaleiros desde o início deste encontro. O evento teve o apoio e participação do Vereador Ricardo Nunes e também do Deputado Federal Antonio Goulart, que acompanharam o trajeto de 90Km até Bom Jesus de Pirapora, e infraestrutura que contava com veterinários e caminhão de água para hidratar os animais além do apoio da Polícia Militar, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Subprefeitura de Santo Amaro.

Natalino Valentino da Cruz, 75 anos, participa da caravana desde o início: “Era criança quando nos reuníamos aqui para ver o Bom Jesus nesta viagem, e o tempo passou, muita coisa mudou mas mantivemos o costume acima das dificuldades”, disse. Francisco Domingos Gama, conhecido como Chico do Taxi, faz parte do grupo há 30 anos: “a cidade cresceu, e nós aqui acompanhamos essa tradição que não se apaga no coração do santamarense”, relatou.

A viagem de 12 horas de duração terminou em frente a Catedral da Cidade, que reuniu os romeiros na manhã do domingo para uma Missa de Ação de Graças.

História

De acordo com o Centro das Tradições de Santo Amaro (Cetrasa) a história da Romaria remonta o século XIX, de acordo com relatos de Adolfo Pinheiro. No século XX, após a gripe espanhola, um grupo de comerciantes e moradores da então cidade de Santo Amaro (anexada à capital em 1935) liderados por Cenerino Branco de Araújo, viajava rumo a Pirapora do Bom Jesus para agradecer o fato de poucas pessoas da região terem contraído a grave doença. No início dos anos 1950, para marcar a história, a Romaria foi oficializada e desde então reúne moradores da região em uma demonstração de fé e tradição. 

Eventos

Treinamento Mídias Sociais

01/08/2018

Workshop "O Líder na nova Economia"

24/07/2018

Mega Rodada de Negócios AESUL

20/07/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria