Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Audiência pública leva 350 pessoas ao CEU Vila Rubi para discutir o orçamento de 2016
28  JULHO  2015 

Audiência pública leva 350 pessoas ao CEU Vila Rubi para discutir o orçamento de 2016

Por meio da Secretaria de Finanças e Secretaria de Relações Governamentais, a Prefeitura de São Paulo realizou, no dia 25 de julho, audiência pública para apresentação do Projeto de Lei para o Orçamento de 2016.

Além de apresentar a previsão de gastos para o ano de 2016, o objetivo da audiência era dar a oportunidade da população contribuir com propostas, indicando o que considera prioridade em sua região e quais áreas merecem a destinação de mais recursos no orçamento.

Com um plateia de cerca de 350 pessoas (até o momento o maior público registrado nessa rodada de audiências nas subprefeituras) a maioria esteve presente para reivindicar mais investimentos para a Habitação. A demanda por moradia e as ocupações existentes na região do Grajaú foram citadas diversas vezes no momento em que os presentes fizeram uso da palavra.

A Subprefeita da Capela do Socorro, Cleide Pandolfi, declarou que a moradia é desde o início desta gestão a demanda prioritária: “Agora mais do que nunca vai se afunilando esse objetivo da população com as ocupações em um território vulnerável, porque aqui é um território de preservação ambiental e a gente tenta preservar, mas é iminente e desesperadora a situação da falta de moradia no nosso território. O objetivo dessa gestão é moradia digna, é tudo isso que eles pedem, além da unidade habitacional, o arruamento, os serviços, a escola, o posto de saúde, tudo que se tem direito”.

Representantes do movimento de saúde, presidente de associações de bairro e membros do Conselho Participativo Municipal da Capela do Socorro marcaram presença e cobraram a implantação das unidades de básicas de saúde que estão previstas na região, além da construção de um hospital na Capela do Socorro.

O transporte também foi apontado como prioridade no orçamento. O alargamento da Avenida Dona Belmira Marin, no Grajaú, foi citado como uma grande conquista para a região, no entanto, insuficiente para resolver o problema de mobilidade na Capela do Socorro, que poderia ser amenizado com a construção de uma ponte entre os bairros Cocaia e Jardim Guanhembu, projeto que está em estudo na Secretaria Municipal de Transportes.

Todas as sugestões e pedidos foram registradas e direcionadas à Secretaria Municipal de Finanças, por meio da assessoria da Coordenadoria de Planejamento, presente à audiência.

Participaram do evento a subprefeita da Capela do Socorro, Cleide Pandolfi; o chefe de gabinete, Antonio Dias Barroso; a assessora técnica da Secretaria de Finanças, Paula de Carvalho Guimarães; o coordenador geral de Planejamento da Secretaria de Finanças, Pedro Marin; o coordenador do Conselho Participativo Municipal da Secretaria de Relações Governamentais, Clélio Aparecido Leme.

Plataforma digital

Além dos encontros presenciais, os cidadãos poderão fazer suas contribuições à Proposta de Lei Orçamentária por meio da internet, no portal PlanejaSampa. Após esse processo de consulta, em que os cidadãos poderão opinar sobre a destinação de recursos públicos para obras e políticas municipais, o Executivo sistematizará as sugestões apresentadas. Os resultados dessas consultas serão discutidos dentro do Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos (CPOP) e formarão o texto do projeto de lei que deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal até o dia 30 de setembro para apreciação dos vereadores.

Conselho Participativo Municipal

Ao final da audiência a Secretaria Municipal de Relações Governamentais deu início ao processo de formação da comissão eleitoral para eleição do Conselho Participativo Municipal, que acontecerá no dia 6 de dezembro. A comissão é responsável por receber inscrições de candidatos e organizar a eleição.

Os interessados em candidatar-se a uma das vagas no Conselho Participativo da Capela do Socorro deverá fazer sua inscrição no período de 3 de agosto a 4 de setembro, na subprefeitura Capela do Socorro.

A comissão eleitoral ficou composta pelos seguintes membros:

  1. Vanderlei da Silva
  2. Altair Gomes Clementino
  3. Antonio Ocílio Vasconcelos da Silva
  4. Romildo Rodrigues da Silva
  5. Mara Teresinha Dualibi

Eventos

Treinamento Mídias Sociais

01/08/2018

Workshop "O Líder na nova Economia"

24/07/2018

Mega Rodada de Negócios AESUL

20/07/2018

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria