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Palestra da Coach Patrícia Atui destaca que funcionários satisfeitos produzem mais
7  SETEMBRO  2015 

Palestra da Coach Patrícia Atui destaca que funcionários satisfeitos produzem mais

Fazer perguntas para si, ouvir ativamente e ter empatia melhoram a vida dos funcionários e eles contribuem no desenvolvimento da empresa

A palestra "Funcionários Felizes, Empresa Lucrativa" ministrada pela coach empresarial Patrícia Atui na noite de 03 de setembro, na sede da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Sul contou com a presença do Presidente da entidade, Leonardo Ugolini, que fez a abertura do evento, e do Presidente da AESUL – Associação Empresarial da Região Sul, Juarez Amaro, que esteve acompanhado de outros diretores. O tema superou as expectativas dos presentes, os quais refletiram a cada instante, sobre como manter a motivação e gerir pessoas de maneira positiva, sendo líderes e não somente chefes.

Manter os funcionários alegres às vezes pode parecer uma "missão impossível", entretanto quem prestigiou a palestra recebeu algumas diretrizes para ajudar os funcionários a se sentirem bem no trabalho e aprendeu maneiras de criar mais razões para que eles permaneçam no serviço ao invés de deixá-lo. Patrícia abordou os seguintes assuntos: Diferença entre líder e chefe, estilos de liderança, características do líder de alta performance, fortalecimento do líder, pessoas certas nos lugares certos e engajamento da equipe. Atui esclareceu que o chefe consegue manter um bom funcionamento da empresa, mas de maneira estática e só ordena. Já o líder, realiza mudanças e melhora o que está acontecendo na instituição, ele faz com que as pessoas queiram fazer e assegura que o funcionário entenda como seu esforço individual contribui para a estratégia e direção geral da organização, afinal as pessoas querem ser parte de um time vencedor.

Na abordagem dos estilos de liderança, ela citou seis tipos de líderes. O autoritário é o que demanda cumprimento imediato, enquanto o inspirador mobiliza gente a ter uma visão. O paternalista cria laços emocionais e o democrático constrói consenso através da participação. Já o “ponta de lança”, busca disciplina e ritmo de trabalho, e o coach desenvolve gente para o futuro. Patrícia ressalta que o ideal é ter vários estilos em um indivíduo, pois cada momento exigirá uma atitude. Lembrou também que é preciso pensar durante a contratação em ter diversidade para existir uma complementação de estilos, assim o conjunto todo manterá a empresa, e de acordo com determinada situação, um tipo de líder “entrará em cena”.

A coach explicou a existência recorrente no âmbito corporativo da “Síndrome da Branca da Neve”, a qual se refere aos empresários com perfil centralizador, ele faz tudo e deixa os holofotes voltados si. Desta forma, ele não desenvolve a equipe e constrói anões. “Façam mais perguntas do que deem respostas, assim você conseguirá desenvolver uma equipe de alta performance que pense e não simplesmente execute”, acrescenta Patrícia.

Dentro das características de líderes de alta performance, comentou-se os pontos fortes e as consequências negativas destes aspectos. Um líder com bom desempenho tem na cabeça qual é o propósito dele diariamente, ele sabe na ponta da língua em qual patamar está. O risco disso é que ele pode se tornar altamente competitivo e não pensar no bem-estar do outro, sendo muito impaciente na cobrança de resultados. Outra característica é ser assertivo, ou seja, influenciar o meio de maneira positiva. Às vezes será necessário falar algo não muito agradável para alguém, mas de uma maneira correta. O contraponto da assertividade é ser agressivo, e isso é recorrente no mudo corporativo.

A respeito do fortalecimento do líder, reforçou-se sobre inteligência emocional e autoconhecimento, assim o indivíduo pode saber o quê exatamente precisa ser melhorado e como isso impacta as pessoas em sua volta. Além disso, é necessário pensar no engajamento, sobre como motivar em longo prazo, buscando empatia para perceber o estado emocional do outro e olhá-lo de maneira interna. “Se tenho funcionário feliz, automaticamente tenho empresa lucrativa. Pessoas felizes produzem mais. É válido destacar que feedbacks constantes e aproximação são ideais para a excelente gestão”, garante Atui.

Outro tema abordado foi como reter uma pessoa na empresa. A coach diz que aprendizagem contínua é um dos melhores motivadores dos empregados e é preciso reconhecer o esforço durante tempos incertos, os funcionários assumem responsabilidades adicionais, é importante             que os gerentes reconheçam os esforços acrescidos com um "obrigado" ou um simples "grande trabalho". Essas palavras significativas reconhecem a dedicação, fidelizam e incentivam as pessoas a trabalharem mais e com prazer.

Patrícia também falou dos três pilares os quais trazem qualidade e satisfação para a equipe, baseados nos princípios do Kaizen, são eles: estabilidade financeira e emocional, clima organizacional agradável e eliminação dos “sanguessugas de plantão” do ambiente. Patrícia finalizou com uma frase de Mário Sérgio Cortella: “Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar".

No final da palestra, alguns empresários por livre espontânea vontade quiseram relatar suas experiências vividas no trabalho de coaching em grupo, uma espécie de academia de empreendedores que está chegando na 12ª edição com liderança da Patrícia. E ainda, abriu-se oportunidade para perguntas, uma delas foi sobre o uso excessivo do aplicativo de mensagens Whatsapp no ambiente de trabalho. Após isso, foram sorteados alguns brindes dentre eles o livro “A Bíblia das Vendas”, exemplares da Revista Tudo e duas cestas de produtos da farmácia Três Jardins.

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