Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

Jovens Empreendedores da AESUL celebram o aprendizado de 2016
5  JANEIRO  2017 

Jovens Empreendedores da AESUL celebram o aprendizado de 2016

A AESUL cede espaço para troca de ideias, interação mútua e crescimento de forma colaborativa para o empreendedorismo

O Grupo de Jovens Empreendedores da AESUL, diretores e convidados se reuniram no dia 20 de dezembro na sede da entidade para celebrar as ações do Grupo realizadas ao longo de 2016. Foram cerca de 27 encontros em que os jovens tiveram a chance de ganhar experiência sobre os princípios modernos de gestão, trocar habilidades e dicas de como resolver problemas em seus negócios.

A ideia e execução das reuniões vieram por parte de Renan Marino Vieira, Sócio-Proprietário da Empresa Vieira Fer e de Diogo Soares. “Nosso sonho era realizar um projeto que reunisse os jovens da Zona Sul de São Paulo. Conversei com o Presidente da AESUL Juarez Amaro sobre usar o espaço, ele foi receptivo e aceitou colocar o projeto em prática dentro da Associação”, comenta Renan.

Dentre os objetivos, o Grupo busca oferecer orientação e aprendizagem em conjunto para o crescimento da pessoa e do empreendimento. Geralmente, os jovens não sofrem com a falta de novas ideias, mas a carência de know-how, contatos e capital. O Grupo de Jovens Empreendedores da AESUL, de certa forma, proporciona atividades e sugestões que podem aliviar estas condições, como debates, network, além da troca de experiências, informações e instruções.

Renan reforça que a proposta é ajudar o negócio do outro, portanto em resposta a atual crise, houve momentos que fizeram exercícios como o business model direction, o qual a pessoa colocava o modelo do negócio na tela e todos os participantes davam sugestões para inovar dentro do modelo de negócio. “Tentamos gerar soluções, temos prazer mesmo de ajudar e ver o crescimento alheio. Normalmente, iniciamos com uma pauta e quando percebemos, temos muitos assuntos que as pessoas vão intervindo e contribuindo, a gente ama o debate. Alguém explana o tema e os demais contribuem”.

Juarez, Presidente da AESUL, apoia a iniciativa e diz que não é um projeto de diretoria, mas sim algo permanente na Associação e ele pedirá ao próximo dirigente que dê continuidade a isso. Juarez lembra que não obrigou nenhum jovem a se associar, porém muitos deles veem o trabalho desenvolvido pela AESUL e vão se associando aos poucos.

O primeiro encontro aconteceu em janeiro de 2016 e desde então tinha periodicidade quinzenal, sendo que o conteúdo era apresentado por cada participante. Todavia, Renan disse que com o decorrer do tempo, os assuntos ficaram exaustivos e precisaram se reinventar. Desta forma, a partir de novembro, eles dialogam sobre temas a respeito de treinamento de lideranças semanalmente. O Grupo aproveitou o conhecimento adquirido por um integrante feito neste tipo de treino em uma empresa.

Não existe limite de idade dentro do Grupo de Jovens Empreendedores, embora a média seja de 30 anos. Já passaram pelo Grupo mais ou menos 45 pessoas, e destas, 17 possuem frequência assídua. A maior parte é da Zona Sul, contudo tem gente até do Tatuapé. “O mais importante é a postura empreendedora, o espírito jovem, o engajamento e a vontade. Valorizamos o comprometimento de estar no dia a dia, independente de faixa etária ou região”, complementa Renan.

Eventos

Nenhum Evento Encontrado

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria