Central de Notícias

Notícias Notícias AESUL

Fase Notícias

AESUL, AFEAL E SOBEI qualificam mais uma turma de serralheiros
3  OUTUBRO  2012 

AESUL, AFEAL E SOBEI qualificam mais uma turma de serralheiros

O auditório da AESUL - Associação Empresarial da Região Sul, foi palco da formatura de mais oito alunos do Curso Básico de Serralheria em Alumínio, realizado em parceria pela AFEAL - Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, pela SOBEI - Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos e pela AESUL, com a chancela do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Presidiram a cerimônia o Presidente Renato Jardim, o Vice-Presidente Juarez Amaro da Silva, ambos da AESUL, Luis Cláudio Viesti, da AFEAL, e o Professor Laércio Soares, que ministra o curso, realizado nas dependências da SOBEI.

“Que a sociedade seja sempre assim, com pessoas dedicadas a evoluir, a se aprimorarem cada vez mais, buscando melhores condições. Agradeço ao Juarez pela brilhante ideia deste curso, à SOBEI pelo espaço cedido, à AFEAL que estruturou o curso e à chancela do SENAI, que é muito importante no mercado de trabalho”, discursou Renato na abertura do encontro.

Já o coordenador técnico da AFEAL aconselhou aos formandos “agarrarem esta oportunidade e procurarem ocupar seus espaços no mercado”. Luis Cláudio leu mensagem do presidente da AFEAL, lembrando que o curso foi criado para atender interesses dos trabalhadores e das indústrias.

A mensagem dizia ainda que, a partir de 2006, a construção civil voltou a crescer a taxas superiores as do PIB (Produto Interno Bruto) e por isso as empresas aumentaram a produção e passaram a contratar milhares de trabalhadores. O problema, segundo a mensagem, é que não há pessoas preparadas para todas as vagas disponíveis, o que também ocorre no setor de esquadrias e fachadas de alumínio na Zona Sul. “Os profissionais neste setor têm uma carreira à frente, mas é preciso continuar estudando e fazendo novos cursos”, termina a nota do Presidente da AFEAL.

Reformulações à caminho

Em seguida, os membros da mesa fizeram a entrega dos certificados aos alunos Marcelo Fabozzi, Wilson Ferreira, Darcilei da Silva, Alexandre dos Santos e Sérgio Fabozzi, que estiveram presentes à cerimônia.

Para o aluno Sérgio, o mais velho da turma, o curso foi proveitoso, apesar de não trabalhar no ramo, mas que gosta de “aprender sempre uma coisa nova”.

Já o idealizador da iniciativa, Juarez Amaro, informou que haverá reformulação no curso de serralheria porque seu objetivo principal é a capacitação de mão de obra e não apenas a qualificação de trabalhadores que já atuam no ramo, o que agrega poucos valores para as empresas contratantes da região.

“Estamos firmando parceria com o CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, para a seleção de pessoas que estão desempregadas e que estão precisando de uma oportunidade para se qualificarem e poderem agregar mão de obra para a região”, explica Juarez, acrescentando que esta seleção também será feita na AESUL e na SOBEI.

Mas ele confirma que, além do básico atual, cursos de qualificação serão implantados pelo projeto, como o de instalação e automação, por exemplo, para os profissionais que já atuam no setor. 

“A terceira turma (14 alunos) que já está em andamento, ainda está dentro do mesmo formato das duas anteriores porque estamos com dificuldade de captação. Com o CAT responsável por esta seleção, deveremos ter na quarta turma alunos que não são do ramo ou sem experiência e que poderão ser contratados pelas cerca de 55 empresas de alumínio, de médio porte, que temos na região Sul”, finaliza Juarez. 

Eventos

Palestra "Estratégias e Soluções para a gestão das PMEs", 13/06/19

13/06/2019

Circuito de Negócios AESUL - 30/05/19

30/05/2019

Vídeos

Assine nossa Newsletter

Galeria